Folha de S. Paulo


Aliança que apoiaria candidatura de Marta Suplicy à prefeitura tem racha

Racha na aliança de partidos que pretendia apoiar a candidatura de Marta Suplicy à prefeitura em 2016: "A gente está saindo fora desse esquema", diz o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que preside o Solidariedade, uma das legendas que conversavam com a senadora sobre uma aliança eleitoral.

MINHA IDEIA
"Eu que comecei essa história toda", diz Paulinho, lembrando que foi um dos primeiros a lançar, em público, a ideia de partidos de oposição ao PT apoiarem a candidatura de Marta. "Tinha um acordo de que ela sairia candidata pelo Solidariedade. Mas aí o Márcio [França, vice-governador de SP e presidente do PSB] sacaneia logo no início. Imagine no final", diz. França negocia com Marta para que ela saia candidata pelo PSB.

PARALELA
Paulinho diz que o Solidariedade pode apoiar Celso Russomanno, pré-candidato a prefeito pelo PRB.

PANELA
Integrantes de outros partidos que costuram aliança em torno do nome de Marta minimizam as declarações de Paulinho. Dizem que ele está apenas pressionando para indicar o candidato a vice na chapa da ex-petista.

VEM COMIGO
O prefeito Fernando Haddad (PT-SP) se reuniu com o presidente do PDT, Carlos Lupi, em São Paulo há alguns dias. Em pauta, o apoio do partido à candidatura dele à reeleição. O PDT também flerta com Marta Suplicy.

VEM COMIGO 2
Da conversa participaram Alexandre Padilha, secretário de Relações Governamentais da prefeitura, e o vereador Netinho de Paula. Ele entrou neste ano no PDT e defende o apoio do partido a Fernando Haddad.

FELIZ ANIVERSÁRIO
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, foram à festa de 15 anos do jornal "Valor Econômico", na segunda (4). Estiveram no evento, no clube A Hebraica, Raul Calfat, presidente do conselho de administração da Votorantim Participações, Jesús Zabalza, presidente do Santander Brasil, Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco, Luiz Furlan, da BRF, o presidente do Credit Suisse no Brasil, José Olympio Pereira, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o fundador da Amil, Edson Bueno, e o presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto. Participaram também da comemoração Bernardo Pinto Paiva, da Ambev, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, o presidente da Hebraica, Avi Gelberg, e a advogada Claudia Politanski, do Comitê Executivo do Itaú.

À DISTÂNCIA
A Secretaria Municipal de Educação anuncia nesta quarta (6), em parceria com a Unesp, a abertura de 900 vagas de graduação na Universidade Aberta do Brasil. O curso é semipresencial.

NÚMERO FIXO
O Brasil pode atingir na próxima semana a marca de 5 milhões de microempreendedores individuais (MEI). Até a semana passada eram 4.946.000 pessoas inscritas como MEI. O Sebrae está registrando, por dia, 3 mil novas inscrições.

CUSTO E BENEFÍCIO
Os MEI trabalham sozinhos ou com no máximo um empregado e faturam até R$ 60 mil por ano. Ao pagar pouco mais de R$ 40 por mês ao governo, têm direito à aposentadoria, auxílio doença e outros benefícios. A crise, segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, não diminuiu o ritmo da formalização. "As pessoas percebem que a vantagem, em termos de segurança e benefício, é enorme", afirma ele.

O RETORNO
O maestro finlandês Osmo Vänskä, que rege a Osesp como convidado até o fim da semana, parte para Cuba depois da temporada paulista. Ele, que dirige a Sinfônica de Minnesota, vai fazer a primeira apresentação de uma orquestra americana em solo cubano depois que o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou o restabelecimento das relações entre os países. Os dois concertos marcam também o retorno do grupo a Cuba, que esteve lá em 1929 e 1930.

PALCO E TELA
A peça "Desconhecidos" do ator e dramaturgo Dionísio Neto vai virar um curta-metragem. O filme, que conta a história de um casal de atores às vésperas de uma estreia no teatro, terá direção de Ivan Feijó e vai ser estrelado por Guta Ruiz e pelo próprio Dionísio.

CURTO-CIRCUITO

A jornalista Roberta Malta, editora da revista "Marie Claire", lança nesta quinta (7) o blog Lado Beta, sobre gastronomia, viagens e cultura. Às 20h, no Studio Carla Pernambuco, em Higienópolis.

A Academia de Ópera Theatro São Pedro se apresenta nesta quarta (6) na estação Marechal Deodoro da linha 3-vermelha do Metrô. Às 12h.

Bruno Assami, da Fundação Proa no Brasil, participa nesta quarta (6) do pré-lançamento da Bienal de Veneza, na Itália.

Ana Kesselring abre nesta quarta (6), às 19h, mostra no dconcept.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: