Folha de S. Paulo


Empreiteiro da Lava Jato deve retomar acordo de delação premiada

O empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, deve retomar as conversas com o Ministério Público Federal no Paraná para fechar acordo de delação premiada na Operação Lava Jato.

CUCA FRESCA
A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), de que Pessoa fique em prisão domiciliar, não altera substancialmente a disposição dele de retomar as conversas com os procuradores, como se imaginava. A diferença agora é que, fora da cela, ele poderá negociar submetido a uma pressão menor.

ENCONTRO MARCADO
A tensão, no entanto, continua. Apesar de solto, Pessoa já responde a dois processos, por lavagem de dinheiro e corrupção. Um deles, em fase avançada, de interrogatório, pode ter sentença definida pelo juiz Sergio Moro em cerca de dois meses. Mais dois processos devem ser abertos em breve –um deles, por cartel.

O CLAMOR
O advogado de Pessoa, Alberto Toron, não comenta a hipótese de delação. Diz apenas que "o julgamento do habeas corpus no STF foi histórico. Resgata a proteção dos direitos fundamentais do cidadão no processo penal e reafirma a democracia em detrimento de um clamor público irracional".

DE CARA NOVA
Os atores Fábio Villa Verde e Adriana Alves assistiram à estreia especial para convidados da peça "A Toca do Coelho", na segunda (27). O espetáculo, dirigido por Dan Stulbach, volta a São Paulo no palco do Teatro Itália, que foi reinaugurado neste mês. Fazem parte do elenco as atrizes Bianca Rinaldi, Neusa Maria Faro e Simone Zucato, que também traduziu o texto da montagem.

ATÉ LOGO
Em meio a cortes de pessoal e com pouco dinheiro no caixa da instituição, o presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa, está se afastando do cargo por três meses.

*

Ele foi autorizado pelo Ministério da Cultura a realizar pós-doutorado na Universidade de Sorbonne-Paris IV, de maio a julho.

ADEUS
Um dos últimos entrevistados pelo ator e diretor Antônio Abujamra para o programa "Provocações", da TV Cultura, o ministro Mangabeira Unger lamentou a morte do apresentador, ator e diretor de teatro.

*

"Abujamra via o possível melhor nos indivíduos e no Brasil", disse o ministro.

OLHO DO DONO
Charles Cosac, dono da editora CosacNaify, está trabalhando pessoalmente em dois livros sobre artistas plásticos brasileiros

*

Tunga e Anna Maria Maiolino terão publicações sobre suas obras em breve.

LITERATURA NA TELA
O artista plástico Guto Lacaz foi ao coquetel de pré-estreia do filme "Anna K.", na segunda (27), no Espaço Itaú Frei Caneca. Estiveram no local a empresária Thereza Collor e o diretor do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo. O longa tem no elenco os atores Leona Cavalli e Vadim Nikitin. A direção é de José Roberto Aguilar.

A RUA DELA
Um projeto para dar o nome da cantora Isaurinha Garcia para uma rua de São Paulo está em tramitação na Câmara dos Vereadores. De acordo com o ator Rick Guedes, neto da artista, foi pedido que a família sugerisse uma via da cidade.

*

"É difícil escolher. Vamos aguardar sugestões do público no perfil da minha avó no Facebook", explica.

CONTINUIDADE
Uma doação de 33 trabalhos de León Ferrari à Pinacoteca de São Paulo foi formalizada neste mês. O processo foi iniciado pelo próprio argentino, na ocasião da exposição "León Ferrari - Poéticas e políticas, 1954-2006", realizada na instituição. Após a morte do artista, sua neta, Anna Ferrari, deu continuidade ao processo.

BOM PARA AS FLORES
O vocalista da banda Kiss, Paul Stanley, apoiou na semana passada um projeto que vai doar adubo para os canteiros centrais da cidade. O "Shit Project", da rádio Kiss FM, convida pessoas a enviarem para um site músicas que consideram ruins. Quanto mais canções forem mandadas, mais adubo será produzido. Ele também vai participar do vídeo da campanha e será embaixador do movimento.

CURTO-CIRCUITO

A cerveja Miller promove a festa "Celebrating the Urban Nightlife!" na galeria Prestas Maia, nesta quarta (29), às 22h30.

O Museu da Casa Brasileira abre nesta quarta (29), durante a noite, das 18h às 22h. Grátis.

A Versace inaugura loja nova no Shopping Iguatemi. Nesta quarta (29), às 17h.

O estilista Sandro Barros oferece brunch em seu ateliê para celebrar sua parceria com Marcelo Felmanas. Hoje, às 11h.

O cantor Lenine faz show amanhã no Sesc Pinheiros, às 21h. 10 anos.

O filme "De Menor" tem lançamento em DVD nesta quarta (29) na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, às 19h. Com apresentações de Tatá Aeroplano e Bárbara Eugênia.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: