Folha de S. Paulo


Vilas de SP poderão voltar a fechar ruas com portões

Moradores de bairros como Morumbi, Jardins e Santana poderão voltar a fechar ruas e vilas e impedir a passagem de carros e pedestres. A Câmara Municipal voltou a discutir o tema por meio de projeto apresentado nesta semana. O prefeito Fernando Haddad se comprometeu a estudar a viabilidade jurídica de sua implementação.

PORTÃO
Em troca da autorização, os moradores teriam que pagar um IPTU maior que o dos outros moradores da cidade. A lei só permitiria o fechamento de vias que têm características de rua sem saída.

ABRE TUDO
A medida é polêmica –há alguns anos, o Ministério Público conseguiu derrubar na Justiça lei semelhante e ordenou a reabertura de ruas que já estavam obstruídas por pedras e cancelas.

PANDEMÔNIO
O vereador Nelo Rodolfo (PMDB-SP), autor da proposta, diz que foi pressionado por moradores. Segundo ele, a proibição de fechar as ruas "está causando um pandemônio no Morumbi, nos Jardins, no Alto de Santana, na área nobre do Butantã, no Real Parque". Ele se reuniu com Haddad há alguns dias. Diz que o prefeito "adorou" a nova proposta e escalou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, para estudá-la.

DOCE VENENO
Com uma exposição de retrospectiva de sua carreira em cartaz no Sesc Pompeia, Marina Abramovic, 68, tem uma vida regrada, que a levou a se tornar o principal nome da arte performática no mundo. "Não bebo, não fumo, não me drogo, como bem e faço muito sexo", afirma ela à edição da revista "Vogue" que chega às bancas nesta sexta (27).

*

A sérvia posou para o ensaio no início deste mês no Studio Pier 88, na Vila Leopoldina.

DE VOLTA
O veto de Dilma Rousseff a artigos da lei que regula a fusão de partidos atrapalha o casamento do PTB com o DEM e também do PSB com o PPS. Eles esperavam receber parlamentares de outros partidos depois de se juntarem –o que acabou proibido. Vão agora tentar derrubar o veto da presidente no plenário. Contam com a ajuda de Eduardo Cunha, presidente da Câmara.

DANDO EXPLICAÇÃO
Val Marchiori e o marido, Evaldo Ulinski, prestaram depoimento à Polícia Federal na segunda-feira (23). A PF investiga se houve ilegalidade em um empréstimo feito em 2013 pelo Banco do Brasil à empresária, que é amiga de Aldemir Bendine, então presidente da instituição financeira e atualmente no comando da Petrobras.

DANDO EXPLICAÇÃO 2
O advogado da socialite, José Luis Oliveira Lima, diz que ela entregou documentos à PF que provariam "a legalidade" de seus negócios.

*

Como o inquérito é sigiloso, ele diz que não pode comentar o teor do depoimento de Marchiori.

ESPELHO
Ana Botafogo vai fazer uma participação como ela mesma em "Malhação". Na história, a bailarina vai visitar a professora de dança Lucrécia, interpretada pela atriz Helena Fernandes. Em 2006, Ana fez a personagem Elisa na novela "Páginas da Vida", também da Globo.

O PRÍNCIPE
O apresentador Ronnie Von comemorou dez anos do programa "Todo Seu", na TV Gazeta, com amigos e a mulher, Maria Cristina Rangel. As apresentadoras Eliana e Adriane Galisteu e o coreógrafo Carlinhos de Jesus foram à festa, no prédio da Fundação Cásper Líbero, na terça (24). O ator Daniel Boaventura, a jornalista Marilu Torres e o ex-diretor-geral da Rede Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, também compareceram.

LUPA
A presidente do Tribunal de Contas do Estado de SP, Cristiana de Castro Moraes, determinou que conselheiros examinem balanços do Instituto Butantan sobre os quais pesam suspeitas. As denúncias foram feitas pelo sindicato que representa os servidores do local. Eles apontam problemas trabalhistas e falta de transparência na utilização de recursos públicos.

LUPA 2
Serão analisados relatórios de fiscalização e balanços gerais dos anos de 2011 a 2014. Em nota, o Butantan afirma que está à disposição do tribunal "para quaisquer esclarecimentos". "Tanto o instituto quanto a fundação são transparentes na prestação de suas contas e o fazem obrigatoriamente aos órgãos competentes", declara.

CURTO-CIRCUITO

O Prêmio Geração Glamour será entregue nesta quinta (26) no Clube Nacional. A revista também festeja seus três anos.

"Marina Não Vai à Praia", curta dirigido por Cássio Pereira dos Santos e lançado no Fici 2014, venceu o Festival Infantil de Nova York.

A Vinícola Bueno Wines, de Galvão Bueno, participa nesta semana da Vinitaly, feira de vinhos na Itália.

Contardo Calligaris participa do Encontros Vivo EnCena, com mediação de Expedito Araujo. Nesta quinta (26), às 210h30, no Sesc Bom Retiro.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: