Folha de S. Paulo


Prefeitura de São Paulo quer emitir carteiras de trabalho para estrangeiros

A Prefeitura de São Paulo negocia com o governo federal autorização para emitir carteira de trabalho para estrangeiros. A demora para tirar o documento é apontada como um dos principais problemas que envolvem os imigrantes na cidade, principalmente os haitianos, que chegam em maior número.

MÃO DE OBRA
"Se a emissão de documentos for agilizada, vai diminuir a permanência dos imigrantes em abrigos e a exposição deles ao risco de serem explorados ou enganados", diz Luciana Temer, secretária municipal de Assistência Social. Na semana passada, ela esteve no Ministério da Justiça para tratar do tema.

DIA A DIA
A prefeitura tem enviado 150 refeições por dia à Missão Paz, que acolhe ao menos 30 novos haitianos diariamente. Ligada à Igreja Católica, a entidade reclama da espera pela carteira profissional.

LIMITE
A hidrelétrica de Belo Monte deve ser uma das poucas obras fora do setor de petróleo a entrar no foco da Operação Lava Jato.

LIMITE 2
As autoridades que investigam o escândalo insistiram para que ela fosse incluída na delação premiada da Camargo Corrêa para mostrar que a corrupção é sistêmica. Ao mesmo tempo, não querem transformar o caso em uma investigação ilimitada.

CORTINAS ABERTAS
Os atores Antônio Abujamra, Nathalia Corrêa e Celso Frateschi assistiram à peça "A Gaivota", dirigida por Yuri Butusov, no Auditório Ibirapuera. Eduardo Saron, diretor do Instituto Itaú Cultural, o prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, também foram à sessão, que abriu a Mostra Internacional de Teatro de SP, na quinta (5).

FALHA NOSSA
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, criticou a programação cultural da Copa do Mundo em encontro no Rio na quinta (5). "Nós fomos muito incompetentes na Copa. O que o Brasil apresentou, desde a abertura até a festa de encerramento, foi uma vergonha. Nem os artistas nem o Ministério da Cultura foram partes ativas." A titular da pasta era Marta Suplicy.

COISA NOSSA
No evento com agentes para discutir projetos artísticos para a Olimpíada de 2016, Juca defendeu que a programação para os jogos valorize traços característicos do Rio, como "a cultura de boteco, de praia, o samba, o funk".

PETISCANDO
Bel Coelho comemorou na quarta (4), na Vila Madalena, a estreia do seu programa "Receitas de Viagem", no canal TLC. Seu filho, Francisco Amabis, e a sobrinha, Rosa Morena Amabis, aproveitaram os petiscos feitos pela chef. A bailarina Bia Coelho, irmã de Bel, os chefs Jefferson Rueda e Maurício Santi e o empresário Gilson Val estavam entre os convidados.

POESIA EM PROSA
Ferreira Gullar vai lançar "Autobiografia Poética", pela editora Autêntica, em abril, após participar do 8º Festival da Mantiqueira. "Não é sobre o Gullar, mas sobre como elaborei minha poesia", diz o escritor e colunista da Folha. A publicação também terá pequenos ensaios que ele escreveu sobre poetas e um caderno de fotos.

CONECTADOS
O brasileiro João Donato e o cubano Chucho Valdés ensaiam para o show "Conexão Brasil-Cuba" sucessos dos repertórios de ambos os pianistas e clássicos dos dois países. "Bananeira", "Aquarela do Brasil", "Guantanamera" e "Besame Mucho" estão na lista das apresentações, no fim deste mês, em Belo Horizonte, São Paulo e Rio.

OLHA O MAR
O fato de não morar em Trancoso, na Bahia, é o que permite ao fotógrafo João Paulo Farkas, 60, ter um dos maiores registros de imagens da cidade litorânea, feitas por ele desde 1977. "Fotógrafos que conheço da cidade foram perdendo os negativos por causa da umidade", conta ele, que vive em São Paulo, mas vai com frequência ao lugar.

*

O artista doou 50 dessas fotos à cidade. Elas estão sendo exibidas em um telão durante o Festival Música em Trancoso, que vai até sábado (14), e serão leiloadas. O dinheiro vai ser usado no projeto Cultura-Viva-Trancoso, de preservação da região. "Passa o verão, as pessoas vão embora e as coisas não vão pra frente. É preciso dar força para a cidade."

VOLTA PRA CASA
Cancelado em cima da hora por causa da internação de Pelé com infecção urinária em novembro de 2014, o lançamento de um livro sobre o craque no Museu Pelé, em Santos, foi remarcado para esta quinta (12). Ele participa da sessão de autógrafos de "Segundo Tempo - De Ídolo a Mito", escrito por Odir Cunha. E também reencontra ex-companheiros do Santos, como Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe.

ASSINATURA
Filha do deputado estadual Campos Machado (PTB-SP), a advogada Larissa Campos Machado abriu um escritório em sociedade com Amanda Lobão, sobrinha do senador Edison Lobão (PMDB-MA), em São Paulo. "Não fez diferença nenhuma pra gente [ter sobrenomes conhecidos]", diz Larissa. As duas, de 25 anos, se conheceram no Mattos Filho Advogados e querem se especializar em causas de direito administrativo e eleitoral.

CURTO-CIRCUITO

Maria Ribeiro autografa o livro "Trinta e Oito e Meio", nesta segunda (9), na Livraria da Vila da alameda Lorena, às 19h30.

Neca Setubal recebe homenagem nesta segunda (9) da organização feminina Wizo, na Hebraica.

"Poemas a uma Mão", de Rodrigo Savazoni e Rafael Campos Rocha, será lançado nesta segunda (9), no Clube das Artes.

A Go Wine!, plataforma para divulgar vinhos franceses, será apresentada nesta terça (10) no Consulado da França.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: