Folha de S. Paulo


Comissão da Verdade quer rebatizar obras públicas com nomes da ditadura

A CNV (Comissão Nacional da Verdade), que investiga crimes cometidos durante a ditadura militar, recomendará que todas as obras públicas do país que tenham o nome de presidentes militares ou de pessoas envolvidas com torturas e desaparecimentos sejam alterados.

ENDEREÇO
Entre os lugares citados por integrantes da comissão estão a rodovia Presidente Castelo Branco, que homenageia o primeiro presidente da ditadura instaurada em 1964, o elevado Costa e Silva (Minhocão), também em São Paulo, que tem o nome do segundo presidente do período, e a rua Sérgio Fleury, na capital paulista.

PONTO E VÍRGULA
Serão feitas, no total, 29 recomendações no relatório que a comissão entregará à presidente Dilma Rousseff no dia 10. Entre elas, a de que sejam feitas mudanças na linguagem dos currículos das academias militares. E também o fim das justiças militares estaduais.

EM SEGUIDA
A principal recomendação será a de que agentes que participaram de torturas sejam responsabilizados na Justiça pelos crimes. A CNV defenderá que eles não podem ser contemplados pela Lei de Anistia.

LUPA
Nesta semana, a comissão se reuniu para passar mais um pente-fino nos mais de 300 nomes que serão citados como envolvidos em violações de direitos humanos. Dois foram excluídos da lista, por falta de provas contundentes sobre a participação deles nas torturas.

CRITÉRIO
Desde que começou a ser elaborada, a lista já teve 50 nomes cortados. A ideia dos integrantes da comissão é a de que só permaneçam aqueles cujo envolvimento é inegável e confirmado por depoimentos e documentos incontestáveis.

AO MESTRE, COM CARINHO
Augusto de Arruda Botelho, presidente do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), foi o anfitrião do jantar da entidade que homenageou anteontem, em SP, o advogado Márcio Thomaz Bastos, morto em novembro. Ao lado da namorada, a modelo Ana Claudia Michels, ele recebeu convidados como Marcela Bastos, filha do ex-ministro, e os colegas Arnaldo Malheiros Filho, José Diogo Bastos Neto, Pierpaolo Bottini e Roberto Podval. Também passaram por lá os advogados Rodrigo Dall'Acqua e José Luis Oliveira Lima.

TÔ FORA
O procurador-geral Rodrigo Janot recebeu anteontem advogados de empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato. Disse que não pretende participar da negociação de acordo com as empresas. Até agora, elas aceitam colaborar e pagar pesadas multas. Mas ainda resistem a uma delação premiada ampla, geral e irrestrita.

SUL MARAVILHA
Janot afirmou que as empreiteiras devem discutir suas propostas com a primeira instância, ou seja, juiz, policiais e promotores que tocam a investigação em Curitiba, no Paraná.

BOM EXEMPLO
Incomodado com versões de que estaria empenhado em blindar o governo federal, Janot também deu a entender que não pretende ficar conhecido como "engavetador-geral da República", apelido dado a Geraldo Brindeiro, procurador-geral indicado por Fernando Henrique Cardoso na década de 1990.

IDEIA CERTA
O arquiteto Claudio Sassaki e o administrador Eduardo Bontempo, fundadores da Geekie, receberam o Prêmio Empreendedor Social, promovido pela Folha, anteontem, no Masp (Museu de Arte de São Paulo). Hilde Schwab, cofundadora da Fundação Schwab, fez parte do júri que escolheu os vencedores. A criadora do site Bliive, Lorrana Scarpioni, uma das finalistas do Prêmio Empreendedor Social de Futuro, foi ao evento com as amigas Mariana e Karina Boner.

OUTRAS PALAVRAS
Trechos inéditos do caderno pessoal de Anna de Assis, esposa do escritor Euclides da Cunha, serão publicados na "Revista de História da Biblioteca Nacional" deste mês. "Dispus-me a suportar com paciência o meu triste fardo, tratando com estima natural [...] Detestava-o, no entanto, e o temia", diz o texto, que ficou guardado por mais de cem anos. A íntegra deve ser lançada no livro "Vozes do Passado" por Anna Sharp, neta de Anna.

COFRINHO DE MÃE
A parceria que Sandy e Wanessa Camargo anunciaram na internet terá detalhes revelados hoje. As cantoras, que deram à luz em junho, serão garotas-propaganda de um creme contra assaduras em bebês. Fãs acharam que elas fariam um dueto.

MENTE BRILHANTE
Vencedor do Prêmio Intelectual do Ano 2014, o cineasta e escritor João Batista de Andrade recebeu o Troféu Juca Pato em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa. O jornalista e escritor Audálio Dantas foi à premiação, oferecida pela União Brasileira de Escritores. O ex-ministro Almino Affonso também esteve no evento, na segunda (1º).

CURTO-CIRCUITO
A banda Soul Funk, de Junior Lima, faz show nesta quinta (4) no Na Mata Café, no Itaim Bibi, a partir das 23h. 18 anos.

Matilde Ribeiro lança o livro "Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil (1986-2010)". Nesta quinta (4), às 18h, em Santo André.

A Netshoes, loja on-line de artigos esportivos, instala totem de vendas, nesta quinta (4), na Oscar Freire. Até domingo.

O Atelier Casa da Mãe Joana, da designer Joana Gabriela Alveal, será aberto nesta quinta (4), às 18h30, no Sumaré.

Marília Bessy apresenta o show "Infernynho", com a participação de Ney Matogrosso, no dia 11, na Galeria Olido. Grátis. Livre.


com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e NICOLAS IORY


Endereço da página:

Links no texto: