Folha de S. Paulo


Menores com pequena quantidade de maconha não podem ser privados de liberdade

PORTA...ABERTA

Menores de idade apreendidos com pequena quantidade de maconha não podem ser privados de sua liberdade. A decisão é do ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), que concedeu habeas corpus a um jovem de 17 anos que foi apreendido com 2 g da droga.

PORTA 2

O menor cumpria pena havia três meses na Fundação Casa em Barretos, no interior de SP. A libertação já havia sido negada tanto pelo Tribunal de Justiça do Estado quanto pelo Superior Tribunal de Justiça. Barroso concordou com o argumento da Defensoria Pública de SP de que, se porte de drogas não acarreta privação de liberdade nem para maiores de idade, no caso de um menor a medida é ainda mais imprópria.

TOGA JUSTA

Ao decidir sobre embargos infringentes numa ação penal, a AP 409, em abril de 2012, o ministro Celso de Mello, do STF, escreveu: "A cláusula regimental em questão foi recebida pelo vigente ordenamento constitucional, achando-se, por isso mesmo, impregnada da plena validade e eficácia jurídicas". O texto integra a jurisprudência da corte e deve ser invocado hoje, por advogados e magistrados, na sessão que decidirá se tais embargos valem no mensalão.

TOGA JUSTA 2

Mello pode ser o voto decisivo, caso haja empate entre os demais ministros. Ele será o último a dar o seu parecer na questão, que pode reabrir parte do julgamento. Declarando-se a favor dos infringentes logo nas primeiras sessões do mensalão, o magistrado passou recentemente a uma fase que definiu como "reflexiva" sobre o tema.

TOGA JUSTA 3

Na ação citada, a AP 409, o Ministério Público Federal opinou que os infringentes não deveriam ser aceitos no caso pois não havia "quatro votos divergentes pela absolvição do acusado, conforme exige o parágrafo único do artigo 333 do regimento [o que prevê os embargos]". O STF concordou. A condenação foi mantida.

CANCELADO

José Dirceu desmobilizou os amigos que iriam à sua casa hoje para ver a sessão.

LOUSA VAZIA

A consulta pública da Prefeitura de SP sobre a reestruturação do ensino municipal recebeu 2.300 contribuições. A rede tem 914 mil alunos e 63 mil professores.

LOUSA VAZIA 2

O número de acessos ao texto não chega a 25 mil pessoas --também abaixo do esperado pela prefeitura.

FAZENDO A CABEÇA

Para 29% dos brasileiros, só uma ruptura na vida pessoal ou profissional justifica mudança de visual; 23% mantêm o cabelo do mesmo jeito há anos. A pesquisa é da LeadPix Survey para a feira Beauty Fair.

TROPA DE ELITE

José Junior, que vive cercado por seguranças e policiais --inclusive do Bope--, diz sofrer as consequências por ser "a primeira pessoa talvez na história a dizer que não ia seguir ordem" do narcotráfico.

*

"Não posso mais fazer nada sem escolta", afirma o coordenador do AfroReggae à revista "Trip". Ele e a família estão sob ameaça de traficantes do Rio. "Minha mulher me perguntou até quando isso vai durar. Eu respondi: talvez para sempre."

Marizilda Cruppe/Revista Trip
José Junior recebe proteção de seguranças particulares e do Estado do Rio de Janeiro desde que instalações do Afroreggae, no Complexo do Alemão, sofreram atentados
José Junior recebe proteção de seguranças particulares e do Estado do Rio de Janeiro

APROVADO

Homens que implantam prótese peniana fazem sucesso com as parceiras, segundo pesquisa com 99 pacientes de 45 a 83 anos e suas companheiras em São Paulo. O levantamento mostra que a satisfação das mulheres com a vida sexual subiu de 18% antes da cirurgia para 82% depois. Entre eles, o índice ficou em 72%.

VIDA NORMAL

O levantamento foi realizado ao longo de dois anos pelo Centro de Referência em Saúde do Homem. A unidade da Secretaria da Saúde é recordista nacional do SUS em cirurgias para implante de prótese do tipo semirrígida: são oito por mês, em média. A indicação é para homens com disfunção erétil grave. Com a operação, eles podem manter relações sexuais normais.

SHOW DO OGRO

A cantora Negra Li, com a filha, Sofia, e a atriz Caroline Bittencourt, com Isabelle, estiveram na pré-estreia de "Shrek, o Musical", anteontem, no teatro Bradesco. A diretora do núcleo infantil do SBT, Silvia Abravanel, e a ex-miss São Paulo Francine Pantaleão também assistiram ao espetáculo.

TUDO JUNTO E MISTURADO

A artista plástica Debora Muszkat recebeu convidados na abertura da exposição "Fusões", feita junto com o namorado e também artista plástico Gregório Gruber, anteontem, no Centro da Cultura Judaica. A novelista e escritora Maria Adelaide Amaral e o humorista Juca Chaves foram à mostra.

CURTO-CIRCUITO

O Espaço Parlapatões festeja sete anos com show do grupo Vlad Retro Satanás, hoje, às 21h30. Livre.

Jards Macalé bate papo com o público e se apresenta no projeto Notas Contemporâneas, hoje, às 20h, no MIS. Livre.

O projeto CineMaterna abre hoje, às 14h, sessões gratuitas para mães com bebês de até 18 meses, no shopping Vila Olímpia.

O Instituto Alana lança amanhã o livro "Publicidade de Alimentos e Crianças: Regulação no Brasil e no Mundo", às 10h, na Casa das Rosas.


Endereço da página:

Links no texto: