As empresas de porte médio são sub-representadas no Brasil de forma mais intensa que em outros países para os quais há dados disponíveis, segundo estudo recente do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).
A presença de grandes companhias é levemente maior que a média de outras nações. O que caracteriza a distribuição é o excesso de pequenas e o menor número de médias, a que os autores dão o nome de centro faltante.
A configuração de empresas por porte tem implicações na produtividade, nos salários e, por extensão, na desigualdade no país, segundo o pesquisador Miguel Foguel, um dos três economistas responsáveis pelo estudo.
"Quanto maior o tamanho da companhia, maior a propensão a investir em tecnologia e a ter ganhos de produtividade de mão de obra e de capital. Uma representação excessiva de pequenas pressiona esses fatores para baixo."
Há consequência também para os salários: "As empresas médias e grandes tendem a remunerar melhor, e o centro faltante, portanto, tem influência na desigualdade econômica", afirma Foguel.
O texto aponta que há instituições legais e de apoio para micro e pequenos negócios, mas que essas políticas não são acompanhadas e elas não resultaram em companhias de porte médio em volume significativo.
EVOLUÇÃO DE EMPREGADOS - Por porte da empresa ao longo dos anos de funcionamento
"Há tentativas para mudar isso, mas de maneira geral, microempresários são pouco capacitados, e as pequenas não conseguem prosperar o suficiente", diz.
As médias estão em um limbo tributário, pois não estão enquadradas no Simples, e de crédito, porque há pouco empréstimo direcionado.
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Joias nos pés
Não é exagero dizer que as sandálias e sapatos feitos à mão, com cristais e outras pedrarias da grife Rene Caovilla se parecem com joias.
São artigos a um preço médio na Itália de € 1 mil (cerca de R$ 3.843) –o mais caro chega a € 3 mil– que estarão na loja que a grife vai abrir na próxima quarta-feira (22), no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.
Edoardo Caovilla, diretor geral e artístico, além de neto do fundador, não revela o montante investido para trazer a marca ao país,nem adianta quanto custarão seus produtos em solo brasileiro.
Por que são tão caros? "É a diferença entre comer em um bom restaurante e jantar em um fantástico", diz por telefone de Veneza.
Na abertura brasileira, Caovilla, 41 anos de idade e há sete na empresa –período em que mais que triplicou o seu faturamento para quase € 50 milhões (R$ 192,2 milhões)–, vai repetir uma prática de seus 16 endereços (6
deles na Europa): 50% dos produtos serão exclusivos para a unidade brasileira.
Se tudo der certo, ele planeja uma futura loja no Rio, porém sem data prevista.
A unidade brasileira surge antes mesmo de a grife se fixar nos Estados Unidos.
Chegará a Las Vegas na primavera de 2018 no hemisfério norte e depois em Miami e Nova York. A Cidade do México tem um corner (dentro de outro estabelecimento).
Caovilla pretende também passar a fabricar bolsas (em 2018) e joias (em 2019).
Conservadorismo tupiniquim
POUPANÇA REGIONAL - Local onde vivem os brasileiros que dizem ter dinheiro guardado, em %
Os brasileiros que conseguem poupar parte de seus rendimentos se tornaram ainda mais conservadores ao escolher seus investimentos, segundo a Fecomércio RJ (federação de comércio do Rio) e a consultoria Ipsos.
Cerca de 85% dos indivíduos que possuem algum dinheiro guardado em 2017 optaram por aplicá-lo na caderneta de poupança, de acordo com o levantamento.
O índice representa um acréscimo de 9 pontos percentuais na comparação com o ano passado.
A consultoria e a entidade ouviram 1.200 pessoas em 72 municípios do Brasil no mês de julho deste ano.
A estimativa é que 12% das famílias tenham conseguido poupar recursos em 2017, um recuo de seis pontos percentuais em relação a 2016.
A maior motivação apontada na hora de guardar dinheiro é a preocupação com alguma eventualidade (68%).
Na sequência, foram mencionadas a intenção de reformar a própria casa (10%), de comprar um imóvel (9%) ou um automóvel (5%).
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Chineses... As marcas de preservativos Blowtex e Skyn, compradas pela chinesa Humanwell Healthcare em outubro, preveem investimentos de R$ 15 milhões a partir de 2018 no lançamento de produtos e ampliação de pontos de venda.
...até na camisinha O maior foco das ações é a Skyn, que em dezembro lança no país camisinhas com sabor, fabricadas na Índia e na Tailândia.
Devagar... O varejo no Estado de São Paulo teve saldo positivo de 49 empregos em setembro. Apesar de fraco, o resultado é o melhor para o mês desde 2014 e a terceira alta seguida, segundo a FecomercioSP.
...e sempre No acumulado em 12 meses, o saldo é negativo em 3.102 vagas. Lojas de departamento e eletroeletrônicos e supermercados tiveram o melhor resultado -saldo de 564 postos de trabalho.
Treinamento A Prefeitura de São Paulo recebeu da escola de negócios brasileira ISE a doação de um curso de gestão e administração pública para seus secretários e chefes de gabinete. O projeto será iniciado em janeiro de 2018.
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com FELIPE GUTIERREZ, IGOR UTSUMI e IVAN MARTÍNEZ-VARGAS