Folha de S. Paulo


Correspondência de Yukio Mishima e Yasunari Kawabata sairá no Brasil

A correspondência entre dois dos grandes nomes da literatura japonesa, inédita no Brasil, ganhará uma edição em 2018. As cartas trocadas entre Yasunari Kawabata (1899-1972) e Yukio Mishima (1925-1970), iniciadas quando Mishima tinha 20 anos, sairão pela Estação Liberdade.

São 25 anos de diálogos, de 1945 a 1970, passando por temas que vão desde os bastidores do mundo das letras japonesas a detalhes da vida cotidiana da dupla, além de discussões sobre obsessões comuns, como a atração pela morte e uma devoção à beleza.

Divulgação
Tábua com lista dos reis sumérios feita por escriba anônimo em 1.800 a.C., no livro
Tábua com lista dos reis sumérios feita por escriba anônimo em 1.800 a.C., no livro "Babilônia - a Mesopotâmia e o Nascimento da Civilização" (Zahar), de Paul Kriwaczec

Casa nova O próximo romance de Cristovão Tezza, "A Matemática da Vida", sairá no primeiro semestre pela Todavia -o livro conta a história de um economista que, em meio à crise econômica do país, resolve abdicar do sexo. O autor, estava há dez anos na Record.

Casa nova 2 Os demais livros de Tezza, contudo, continuam na editora carioca. A casa lança ano que vem, aliás, uma reedição de "Trapo" -obra que projetou o autor nacionalmente, em 1988, na Brasiliense- com fortuna crítica.

Inédito Rubem Fonseca está trabalhando em um novo livro de contos para a Nova Fronteira, ainda sem título. Inicialmente, a previsão de lançamento é 2018.

Revista Já está disponível a nova edição da revista "Gratuita", da editora Chão da Feira, cujo tema é infância. O novo volume inclui textos de Marcílio França Castro, Leda Cartum, Ana Martins Marques e outros autores.

Revista 2 Um dos destaques é "Lekh Lekho", poema de Simkha Bunim Shayevitch, traduzido do iídiche, e um trecho do romance "Por que a Criança Cozinha na Polenta", da romena Aglaja Veteranyi.

Memórias A editora Âyiné prepara, para o ano que vem, "A Triunfante", livro de memórias de Teresa Cremisi, que dirigiu a Éditions Flammarion e é um dos grandes nomes do meio editorial francês. A tradução é de Sandra Stroparo.

Ensaio A editora sediada em Veneza também prevê "A Marca do Editor", de Roberto Calasso, que dirige o selo italiano Adelphi.

Aniversário Para os 200 anos de nascimento de Karl Marx, em 2018, a Boitempo prepara uma série de lançamentos e eventos sobre o pensador alemão. Na lista, está uma biografia em quadrinhos do filósofo, de Anne Simon e Corinne Maier.

Aniversário 2 Também será lançado "Karl Marx e o Nascimento da Sociedade Moderna", do cientista político Michael Heinrich, e "O Marxismo Ocidental", do historiador italiano Domenico Losurdo. Ao todo, serão dez livros celebrando a data.


Endereço da página: