Folha de S. Paulo


Cartas de Getulio e sua filha, Alzira Vargas, serão publicadas

FGV/CPDOC/Divulgação
Getúlio com a neta Celina, a filha Alzira e o pai, Manuel
Getúlio com a neta Celina, a filha Alzira e o pai, Manuel

A Ouro Sobre Azul e a Fundação Getulio Vargas preparam, para o próximo ano, dois volumes com a correspondência entre Getúlio e sua filha Alzira Vargas trocadas entre 1946 e 1950 -período posterior ao fim do Estado Novo, quando os dois tramavam a volta do político como presidente eleito.

Com organização e notas de Adelina Novaes e Cruz e Regina da Luz Moreira, as cartas trazem, além do interesse político, o cotidiano de pai e filha, caçoando de figurões, mandando fazer sapatos e ternos no alfaiate. Nesse período, o ex-presidente vivia isolado em suas propriedades no interior gaúcho.

Clássicos A Ouro Sobre Azul também prepara, para o ano que vem, em parceria com a Edusp, uma coleção de clássicos brasileiros do século 19 com ensaios de Antonio Cândido. Os primeiros serão "Iracema", de José de Alencar; "O Cortiço", de Aluísio Azevedo; "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida; e "Dom Casmurro", de Machado de Assis.

Turma do sítio Já começaram as movimentações para a entrada de Monteiro Lobato em domínio público, em 2019. Hoje os direitos são da Globo Livros. A Companhia das Letras lançará, já no primeiro momento, quatro livros do autor -entre eles "Reinações de Narizinho"- e mais três relacionados à sua obra.

Turma do sítio 2 No conjunto, entrará uma biografia do autor voltada para o público infantil, escrita por Lilia Moritz Schwarcz e Marisa Lajolo, além de uma edição revista e ampliada de sua biografia mais conhecida, "Furacão da Botocúndia", de Carmen Lúcia Azevedo, Márcia Camargos e Vladimir Sachetta.

A ilha A Demônio Negro lança, em 2018, a antologia "Poesia Cubana - Do Século 19 à Atualidade", com organização e tradução de Jorge Henrique Bastos. Na lista, entrou o primeiro escalão da ilha, com Lezama Lima, José Martí e Julián del Casal, entre outros. A antologia também destaca mulheres com discurso feminista já no século 19, como Mercedes Metamoros e Gertrudis Gómez.

Festa e feira A Lote 42 realiza, em 15/12, uma festa em seu escritório (r. Itápolis, 1.499) para vender livros com descontos mínimos de 42%. A editora está fazendo um bota-fora do estoque, porque o espaço ficou pequeno e, por isso, contratou uma empresa de logística para armazenar e agilizar a distribuição. O coletivo Miolo Frito lança o gibi "Cruzeiro Novo".

Buuuuu! Se você acredita na relação de Hilda Hilst com o além, escuta só esta: Gabriela Greeb, que lança o documentário "Hilda Hilst Pede Contato" em 2018, enviou a Ana Lima Cecílio, biógrafa da escritora, uma das lendárias gravações em que a autora tenta contato com almas penadas. Nela, Hilda diz: "Ana, Ana, quem é Ana? Minha intermediária?" Brrrrrr!


Endereço da página: