Folha de S. Paulo


Ensaio vai analisar presença da mineração na obra de Drummond

Divulgação
O escritor Carlos Drummond de Andrade sorri para a câmera de Fernando Sabino; a cena faz parte do curta-metragem
O escritor Carlos Drummond de Andrade sorri para a câmera de Fernando Sabino; a cena faz parte do curta-metragem "O Fazendeiro do Ar"

José Miguel Wisnik prepara, para 2018, um novo ensaio: "Maquinação do Mundo", sobre a exploração dos recursos naturais, com foco na mineração, na obra de Carlos Drummond de Andrade. O centro da análise é Itabira.

A ideia surgiu em uma visita à cidade natal do poeta, onde Wisnik conheceu o pico do Cauê —mencionado na obra de Drummond—, transformado em uma cratera pela exploração do minério de ferro.

Em sua pesquisa, Wisnik passa por 1910, quando uma mineradora começou a comprar terras de itabiranos desavisados, e pela criação da Vale. Sai pela Companhia das Letras.

*

Nazismo Nas negociações antes da Feira de Frankfurt, que começa na terça (10), a Companhia das Letras comprou "La Mort d'Hitler" (a morte de Hitler), de Jean-Christophe Brisar e Lana Parshina. Os autores tiveram acesso a arquivos secretos da KGB com detalhes sobre a caça dos soviéticos para recuperar o corpo do ditador nazista.

Nazismo 2 Os novos documentos permitem saber a configuração do bunker de Hitler e seus planos de fuga, além de trazerem relatos de testemunhas dos últimos dias do führer. O livro lança luz sobre o final do nazista, tentando responder questões como os motivos de Stálin para fazer o mundo acreditar que o alemão havia escapado com vida.

Poesia A Relicário Edições, de Belo Horizonte, prepara para o ano que vem dois volumes de versos da argentina Alejandra Pizarnik (1936-1972), que nunca teve sua poesia traduzida no Brasil.

Poesia 2 No ano que vem, saem "A Árvore de Diana" e "Os Trabalhos e as Noites", de 1962 e 1965, respectivamente. A tradução será de Davis Diniz, e os livros terão prefácios assinados por especialistas na obra da autora.

Piada Gregorio Duvivier preparou, para a Ubu, "Poema-Piada", antologia de poesia engraçada. São 26 autores brasileiros, como Gregório de Matos, Drummond, Glauco Mattoso, Zuca Sardan e Bruna Beber. O livro sai em novembro.

Direitos A embaixada da Espanha lança a versão brasileira do site New Spanish Books (newspanishbooks.br.com), para divulgar livros espanhóis com os direitos disponíveis para venda no país.

Ativismo A Bertrand comprou os direitos de "Are Prisons Obsolete?" (são as prisões obsoletas?), de Angela Davis.

Ativismo 2 Na obra, a ativista americana investiga as origens do sistema prisional americano, questiona sua eficácia e propõe sua abolição —acusando-o de ser racista. O livro sai no ano que vem, mas a editora lança ainda em 2017 "A Democracia da Abolição", também da autora, que ficou presa 16 meses por seu ativismo nos anos 1970.


Endereço da página: