Folha de S. Paulo


Bibliófilo organiza dicionário com 6 mil pseudônimos literários

Em 2017, um dicionário com cerca de 6.000 pseudônimos de escritores ficará pronto. O livro é fruto de 12 anos de pesquisa do bibliófilo Luís Pio Pedro.

Se forem levados em conta outros disfarces, como o uso de iniciais, a obra já tem quase 10 mil verbetes. Aparecem Drummond (Barba Azul, El Caballero Sentimental) e Mário de Andrade (Pau D'Alho), entre outros.

Drummond era o autor que mais usava disfarces: dele, o dicionário, que sai pela Ateliê Editorial, terá 63 verbetes.

Reprodução
Página do antigo Suplemento Dominical do Jornal do Brasil
Página do lendário 'Suplemento Dominical do Jornal do Brasil'; marco na história do jornalismo cultural e da crítica, o 'SDJB' é tema de antologia da editora Azougue

Leitura O Instituto Pró-Livro, que faz a conhecida pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", realiza pela primeira vez o Prêmio IPL, voltado para organizações que atuam na promoção do livro. A cerimônia de entrega do troféu será na quinta (15).

Leitura 2 Na chamada "cadeia produtiva", os vencedores foram, nesta ordem: o projeto Bibliotecas Comunitárias, do Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano Papel e Celulose; o Skoob, rede social de leitores; e os clubes de leitura promovidos pela Companhia das Letras em presídios.

Leitura 3 Já nas categorias ONGs, os eleitos foram os projetos Leia Para uma Criança, do Itaú Social; a Expedição Vaga Lume, que faz promoção da leitura na Amazônia; e a Flupp (Festa Literária das Periferias).

Leitura 4 Já na categoria de mídia, os eleitos foram a revista "Emília"; a Plataforma do Letramento, da Fundação Volkswagen; e o programa "GloboNews Literatura".

Casa de Machado Um grupo de imortais da Academia Brasileira de Letras defende que o poeta Antonio Cicero, que hoje concorre à vaga de Ivo Pitanguy, mude para a vaga deixada por Ferreira Gullar. Para a cadeira do cirurgião plástico, concorreriam João Almino e Arno Wehling, atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Festa O escritor lusitano Afonso Cruz é um dos confirmados da Flipoços 2017.

Hermanos Quem sente saudade da coleção Otra Língua, da Rocco, agora tem a ¡Nosotros!, da Mundaréu. No prelo, estão "Andaimes" do autor uruguaio Mario Benedetti, em 'El País de la Canela', do colombiano William Ospina.

Moda Depois de lançar os diários de Francisco Brennand, a editora Inquietude vai resgatar a obra do estilista Simão Azulay, que foi um dos maiores nomes da moda brasileira.


Endereço da página: