Folha de S. Paulo


Com pazes feitas, editoras ganham páginas próprias no site da Amazon

Pelo visto passou a sensação de apocalipse que parte das editoras tinha quando a Amazon desembarcou no Brasil. Já são 41 as casas nacionais com páginas próprias no site da gigante americana -um jeito de facilitar o acesso do leitor aos títulos de editoras com marcas fortes, entre as quais a Cosac Naify é um dos exemplos mais recentes. As pazes com os americanos se devem a um outro fato: segundo fontes do mercado, a Amazon não tem trabalhado com consignação, mas com compras, prática incomum no mercado nacional. Para se ter uma ideia, a Livraria Cultura, uma das poucas a comprar livros, passou a trabalhar há cerca de um ano com a consignação. A impressão dos editores, além de tudo, é que as vendas pelo site gringo crescem apesar da crise. Os brasileiros também têm apreciado o Vendor Central, sistema que permite monitorar as vendas e outros dados em tempo real. A Cultura, aliás, tem procurado editores para divulgar um sistema parecido -mas pago.

História da arte

O IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) da USP vai receber, até o começo de abril, o acervo da crítica de arte Aracy Amaral. A proposta da ex-diretora da Pinacoteca foi feita em abril do ano passado e foi aprovada no dia 17/3 pelo conselho do IEB.

O arquivo da pesquisadora é um conjunto formado por cerca de 10 mil itens, entre cartas, slides, artigos, levantamentos de pesquisa e fotografias. Entre os documentos, há a correspondência de Aracy com Mário Pedrosa e Hélio Oiticica, entre outros artistas e intelectuais.

O arquivo faz um panorama da história da arte no Brasil, do modernismo até os dias de hoje, diz Elisabete Ribas, chefe do arquivo do IEB.

A doação complementa outra, feita pela pesquisadora nos anos 1980, sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral.

Divulgação
Ilustração mostra o Pequeno Tommé, personagem de um conto de "Os Livros da Selva", escrito por Rudyard Kipling, feita pelo pai do autor, J. L. Kipling

Santo forte

A festa de São José, que Paulo Coelho promove todo 19 de março em algum país do mundo, este ano aconteceu em Praga, na República Tcheca. E teve um momento marcante.

O mago lançou uma campanha em seu Twitter para encontrar um artista que, em 1982, presenteou ele e sua mulher com um desenho dela. O encontro ocorreu rua do Ouro -lugar famoso, ironicamente, pelas histórias de alquimistas que faziam seus experimentos por ali

"Eu estava bem de vida, mas não estava feliz. Ali, vi que o importante era fazer o que se ama", diz Paulo.

A imprensa tcheca aderiu à campanha de Paulo e não conseguiu achá-lo. Mas o homem procurou o autor por email, que manteve segredo dos jornais. No dia da festa, lá estava o artista da rua dos alquimistas.

Matadouro A descoberta do garçonnière de Oswald de Andrade, na rua Líbero Badaró, 452, onde o modernista levava Deisi, sua amante, inspirou o artista-plástico Luciano Corta-Ruas e o editor Vanderley Mendonça a alcançarem o sonho da garçonnière própria.

Matadouro 2 Na avenida São João 108, 4º andar -a cem metros do apartamento de Oswald-, a dupla inaugura um espaço próprio com festa neste sábado (26), que começa às 20h. O lugar fica em uma das salas do Estúdio Lâmina, coletivo de artistas do local.

Psicografia A Numa lança "Coleção de Ficções 1", com contos do primeiro livro de Gordon Lish, ex-editor de ficção da revista "Esquire". A coletânea traz um conto publicado pelo autor na revista, em 1977, sem assinatura -mas imitando o estilo de Salinger, o que irritou o escritor à época.

Sexo Camila Moreira acaba de assinar com a Suma de Letras dois novos romances eróticos, para serem lançados no segundo semestre: "Minha Melodia" e "A Cor do Amor". Os três romances da autora já venderam 65 mil exemplares.


Endereço da página: