Folha de S. Paulo


Bloco 23 da Vila Olímpica parece estar cercado por algum tipo de má sorte

Qualquer brasileiro que compra um apartamento na planta já espera. Quando pegar as chaves são grandes as chances de descobrir problemas no acabamento, um cano entupido, uma parede com ângulo meio torto.

E aí toca brigar com a construtora, pedir reparos, postar impropérios no Facebook e no Reclame Aqui.

Depois de um tempo, com muita paciência, deve resolver os problemas, mas não sem antes sentir uma ponta de arrependimento.

Foi o que passou a delegação da Austrália que se hospeda na Vila Olímpica da Rio-2016. O questão é que ninguém os avisou antes sobre a "tradição" brasileira.

O prédio 23 do complexo de 31 edifícios parece estar cercado por algum tipo de má sorte. Quando os atletas chegaram, havia entupimentos, poças d'água, problemas de acabamento. Os dirigentes mandaram todos saírem e só voltarem quando o local estivesse 100% habitável.

Reportagem da Folha mostrou que 15 prédios do complexo não estavam prontos.

Tudo bem que existam ajustes a serem feitos, mas não dá para abrir os apartamentos se eles não estão arrumados. Como você se sente quando chega num hotel, entra no quarto e descobre que ele está sujo, desarrumado e com problemas de acabamento?

Depois, um cigarro jogado em um lixo no subsolo do prédio gerou um princípio de incêndio. Além da sujeira, os australianos descobriram que o alarme de incêndio estava desligado naquele momento. Um erro inaceitável, mesmo que tenha sido uma coincidência terrível os bombeiros estarem fazendo testes no sistema bem naquela hora.

Para fechar a série, no corre-corre do fogo, um latptop e camisetas da delegação foram furtadas.

Curiosamente, esse foi o item do qual os australianos menos reclamaram. A chefe de missão afirmou que é impossível controlar o que acontece num complexo de 31 prédios repleto de pessoas uniformizadas e credenciadas.

É quase impossível a segurança identificar quem está agindo de má fé.

Ela apelou ao bom senso dos atletas, guardar os pertences de valor em lugares seguros, gavetas trancadas ou no cofre. Como fazemos quando nos hospedamos em hotéis em qualquer parte do mundo.

As outras falhas não podem ser remediadas com bom senso dos atletas.


Endereço da página:

Links no texto: