Folha de S. Paulo


Prefeitura de Londres ajuda consumidor a escolher veículo menos poluente

Na última terça-feira (17), a Prefeitura de Londres lançou uma ferramenta online que promete ajudar os consumidores a escolher os veículos novos menos poluentes do mercado.

Os veículos são responsáveis por metade das emissões tóxicas da cidade. O tipo de carro usado tem papel fundamental nos índices de poluição. Segundo a prefeitura, quase 8 milhões de londrinos vivem em áreas que excedem as diretrizes de qualidade do ar preconizadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O Cleaner Vehicle Checker, ainda em fase de testes, classifica carros e furgões vendidos no Reino Unido a partir de setembro de 2015. Ele usa como referência o Euro 6, o limite mais recente estabelecido de quantidade de dióxido de carbono que os veículos na União Europeia podem emitir.

A iniciativa faz parte da "Air'Volution" (revolução do ar), que uniu os prefeitos Sadiq Khan, de Londres, e Anne Hidalgo, de Paris, anunciada em março, no âmbito da C40, organização de cidades comprometidas com metas ambientais.

Uma das vantagens da ferramenta anunciadas pela prefeitura londrina é que a avaliação é feita com informações independentes e mostra as quantidades emitidas pelos veículos em condições reais e não em testes de laboratório. O destaque dado a essa informação sobre independência tem explicação: em setembro de 2015, foi descoberta uma fraude nos testes de emissão de poluentes feitos pela Volkswagen nos Estados Unidos.

Uma semana depois de descoberta a fraude, a empresa assumiu que 11 milhões de carros a diesel da marca no mundo estavam equipados com um software que alterava seus verdadeiros níveis de emissões de poluição.

A modificação foi feita para driblar testes de emissão pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) nos EUA. O caso ficou conhecido como Dieselgate e teve como um dos desfechos a renúncia do presidente da Volkswagen.

VANTAGENS

Além dessa garantia, há outras vantagens no horizonte. O uso da ferramenta difundiria os benefícios ambientais de mudar para carros de emissão zero ou baixa emissão e diminuiria o número de veículos muito poluentes comprados e usados na cidade.

O sistema pode ser usado também por frotas de táxis e carros de serviços para identificar onde podem ser feitas melhorias. E pelas autoridades locais como forma de selecionar e comprar (ou alugar) apenas veículos mais limpos, dando exemplo de boas práticas.

Com a pressão de consumidores e dos compradores oficiais do Estado, a ferramenta tem o potencial de incentivar os fabricantes a produzir veículos de acordo com os padrões de emissões da UE antes do limite de 2021, marco para atender às políticas de combate ao aquecimento global.

CLASSIFICAÇÃO

A classificação dos veículos vai de A+, para os movidos a gasolina que emitem 0,06 gramas de poluente por km, considerados os menos poluentes, e A, para carros a diesel que emitem 0,08 gramas por km, até H, para os veículos que emitem 12 vezes mais gás que o limite para diesel, o que equivalente às emissões de dois ônibus de dois andares.

No anúncio do lançamento da nova ferramenta, o prefeito Sadiq Khan disse que a poluição do ar é "uma vergonhosa crise de saúde".

"A ferramenta é um bom exemplo de como grandes cidades podem agrupar conhecimentos e influência para encorajar a grande indústria a ficar mais limpa", declarou. "A toxicidade do ar de Londres e de muitas outras grandes cidades provoca indignação. As mudanças que estamos introduzindo podem fazer diferença para a qualidade do ar que todos respiramos."

TAXA DE TOXICIDADE

O cerco aos poluidores é diretriz importante da administração de Khan. Em setembro, ele pediu ao titular do Meio Ambiente inglês mais poderes para combater a poluição no rio Tâmisa. Solicitou a aplicação de limites de emissões para escavadeiras e outras máquinas usadas na construção pesada e a simplificação de normas de policiamento do transporte fluvial, entre outras medidas.

E na próxima segunda (23), começa a ser cobrada no centro da cidade uma taxa de toxicidade (T-Charge), visando veículos mais antigos e mais poluentes. Carros que não estiverem nos padrões de emissão adequados serão taxados em 10 libras esterlinas (cerca de R$ 42,00).


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