Folha de S. Paulo


Agricultura urbana terá oficinas e feiras em festival lixo zero em SP

Sem copos descartáveis e com comida servida em embalagens compostáveis, acontece no domingo, 22, o Festival de Agricultura Urbana em São Paulo. Serão rodas de conversa, oficinas práticas e palestras, além de uma feira de alimentos orgânicos produzidos na cidade e uma feira gastronômica, na praça Victor Civita, em Pinheiros.

O festival é uma boa oportunidade para conhecer alguns dos movimentos alternativos que vêm ganhando adeptos na cidade nos últimos anos, defendendo formas coletivas de ocupar e usar o espaço urbano preservando e restaurando o meio ambiente, combatendo o desperdício e a poluição.

Grupos que cultivam hortas escolares e comunitárias, plantadores de jardins comestíveis e de plantas alimentícias não-convencionais, apicultores, interessados em agroecologia, ecogastronomia e permacultura vão trocar experiências e discutir novas tecnologias da agricultura urbana.

A programação inclui aula prática de como fazer uma horta na cidade (e os interessados devem levar ferramentas e mudas para montar um canteiro) e oficinas sobre abelhas sem ferrão, sobre compostagem doméstica e sobre minicisterna.

Os organizadores planejam também construir durante o evento um mapa colaborativo das hortas comunitárias e pontos de venda de orgânicos. A fotógrafa Paula Lopes vai mostrar a documentação que vem fazendo das hortas comunitárias na exposição "Criando Raízes".

Integrantes do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (GEAU) e Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA) vão debater a importância na agricultura urbana nos movimentos pela sustentabilidade no mundo.

No fim da tarde, está prevista a preparação de um lanche só com os alimentos da feira, seguida de um show do Bando do Seu Pereira e da exibição do filme "Apart-horta" (2015), docuficção dirigido por Cecilia Engels que mostra a transformação da vida do protagonista e do seu condomínio após o início do cultivo de uma pequena horta em seu apartamento.

A programação completa pode ser vista no grupo do evento no Facebook.


Endereço da página: