Folha de S. Paulo


Como evitar ou contornar os riscos da ressaca

Divulgação
Os atores Zach Galifianakis, Bradley Cooper e Ed Helms (esq. à dir.), em cena do filme
Os atores Zach Galifianakis, Bradley Cooper e Ed Helms (esq. à dir.), em cena do filme "Se Beber, Não Case!" (EUA, 2009), de Todd Phillips

Hoje é o dia da confraternização universal, comemorada com festas aguardando a meia-noite para o brinde de saudação ao Ano Novo.

Amanhã, no primeiro dia do novo ano, algumas pessoas poderão sentir um grande desconforto físico e mental porque exageraram nas bebidas.

Para a professora Alyson E. Mitchell, da Universidade da Califórnia, estudiosa da química e fisiologia da ressaca, a única forma para evitá-la é a abstenção de álcool ou beber com responsabilidade.

Em reunião da Sociedade Americana de Química, Mitchell analisou a ressaca. Disse que ela é a consequência de altos níveis de etanol no sangue associado a desidratação, aos efeitos tóxicos no organismo pelo acetaldeído decomposto do álcool e também pela ação tóxica de outras substâncias presentes nas bebidas alcoólicas.

Em relação à prevenção de danos à saúde, ela explica que o organismo metaboliza e elimina lentamente o álcool ingerido. Sugere, então, tomar a bebida sem pressa. E para lentificar a absorção de álcool pelo organismo, alimentos gordurosos ajudam muito.

Para diminuir o desconforto da ressaca, Mitchell sugere ovos, que contêm a cisteína que ajuda a remover acetaldeído do organismo.

Também ajuda uma sopa com sais de sódio e potássio, perdidos na urina pelo efeito diurético do álcool; e a vitamina B1, que previne o aumento de glutarato, substância que está relacionada à dor de cabeça sempre presente após as noitadas.


Endereço da página: