Folha de S. Paulo


Homens também podem sofrer de câncer de mama

Luciano Claudino/Codigo19/Folhapress
O Inca (Instituto Nacional de Câncer) assinala em 1% o número de casos para o sexo masculino
O Inca (Instituto Nacional de Câncer) assinala em 1% o número de casos para o sexo masculino

A tradicional campanha do outubro rosa vem alertando positivamente a mulher para o diagnóstico precoce do câncer da mama.

Seria interessante que a campanha também lembrasse aos homens essa possibilidade, considerada quase rara, mas às vezes presente.

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) assinala em 1% o número de casos para o sexo masculino. Para este ano, o Inca prevê 57.960 casos de câncer de mama na mulher.

Na 10ª Conferência Europeia sobre Câncer de Mama, realizada no começo do ano, a médica Carolien van Deurzen, da Holanda, apresentou os resultados de estudo com 1.483 pacientes masculinos de 23 centros oncológicos de dez países. Ela destacou que esses pacientes são frequentemente diagnosticados com a lesão bem adiantada, prejudicando o resultado do tratamento.

O resultado poderia melhorar se nas campanhas para as mulheres o mesmo problema nos homens também fosse abordado.

O câncer de mama masculino, segundo a médica, está presente em menos de 1% de todos os casos de câncer de mama. Em relação a todas as neoplasias presentes no homem, o câncer de mama masculino representa 1% do total.

A proporção de câncer de mama feminino para masculino é de 100 para 1, o que acaba provocando escassa percepção do problema do câncer de mama masculino não só entre os homens mas também entre os médicos.


Endereço da página: