Folha de S. Paulo


1981: Ascensão de Reagan lembra a de Trump, mas há ressalvas

Evan Vucci/Associated Press
Eleitor de Trump aguarda a chegada do candidato em Iowa
Eleitor de Trump aguarda a chegada do candidato em Iowa

À primeira vista, há muitas similaridades entre Donald Trump e Ronald Reagan.

Assim como o atual candidato republicano, notabilizado por "O Aprendiz", Reagan se tornou famoso com filmes e com os programas de TV "General Electric Theater" (de 1954 a 1962) e "Death Valley Days" (1964 e 1965).

Combinando fama e discurso firme, Reagan foi governador da Califórnia (1967-1975) antes de chegar à Casa Branca, em 1981, mas se iguala a Trump por nunca ter ocupado cargo no Congresso.

Outro ponto em comum está nas ideias quanto aos imigrantes. Enquanto o bilionário fala em deportar 11 milhões de imigrantes, Reagan viu ser aprovada no seu governo a Lei de Reforma e Controle de Imigração (1986) e até impediu a entrada nos EUA dos escritores Gabriel Garcia Márquez e Carlos Fuentes por "razões ideológicas".

Além de Reagan e Trump usarem em suas campanhas a frase "Make America Great Again" e defenderem o direito de ter armas, ambos chegaram à disputa pela Presidência desacreditados e ridicularizados.

Apesar das semelhanças, Trump não conta com o apoio do establishment republicano, muito menos dos Reagans. "Não há como apoiar esse lixo", disse Michael Reagan, que é filho do ex-presidente, morto em 2004.


Endereço da página: