Nesta terça-feira (27), a Sabesp anunciou que, se não chover na Cantareira, São Paulo poderá ter um rodízio de até cinco dias sem água. Em seu site, a empresa tem anunciado os horários em que há restrição nos bairros, moradores, porém, dizem que é comum a água demorar mais que o previsto para voltar.
Para quem estiver sem água para tomar banho e lavar as madeixas, a coluna conversou com alguns cabeleireiros que deram dicas de como arrumar (e disfarçar) o cabelo sujo. Afinal, ainda
não inventaram lenços umedecidos para fios.
1 - Xampu a seco
Indicado por todos os profissionais como salvador dos fios sujos, o xampu a seco deve ser aplicado apenas na raiz do cabelo. "Não é indicado para as pontas porque resseca", diz Renata Baptista, do salão House of Beauty. Para as pontas, ela indica baby-liss ou apenas um ativador de cachos, para quem já tem o cabelo ondulado/cacheado. Esse produto é facilmente encontrado em farmácias e lojas de cosméticos.
Quem não estiver realmente em uma urgência capilar pode recorrer ao talco. "Podemos passar um pouquinho de talco, pois ele absorve a oleosidade, e então passar o secador sacudindo os cabelos com as mãos para remover o talco. É eficiente para cabelos claros", diz Ruth Damaris, do Vimax. Ou seja: morenas, usem xampu a seco ou sigam para as próximas dicas. Pois, pior que um cabelo sujo, é um cabelo sujo adornado com bolinhas branca de talco.
Divulgação/O Boticário | ||
O cabeleireiro Viktor I, do Vimax, divide a parte da frente (pense em uma tiara imaginária) em mexas de orelha a orelha e aplica o xampu a seco. O produto tira o aspecto oleoso e a cara de cabelo sujo. |
2 - Spray (laquê) ou gel
"Quando as raízes já indicam oleosidade, aconselho o uso de um spray de fixação seca, assim, é possível disfarçar o problema de forma sofisticada", ensina Ulisses SJ, do Blend Your Mind.
A ideia aqui é intensificar, com o laquê, a aparência grudada e brilhante das raízes oleosas antes de fazer um rabo de cavalo, por exemplo. Ao invés de sujo, o look vai parecer intencional.
Chris Pizzello/Invision/AP | ||
Katie Holmes usou um rabo de cavalo baixo com a raiz do cabelo "grudada" na cabeça durante festa que aconteceu após o Globo de Ouro deste ano |
O cabeleireiro Sergio G. indica usar o gel apenas na parte de cima da cabeça, segurando os fios para trás. "Esse penteado esteve presente me várias passarelas e é o queridinho de muitas famosas", diz. Essa saída pode resolver a vida de quem tem cabelos lisos ou estiverem escovados. Dá para passar o gel apenas na raiz e pentear para trás, deixando as pontas secas. Quem tiver fios curtos pode besuntar toda a cabeça de gel.
Efe | ||
Raiz com efeito "molhado" foi a escolha de Kim Kardashian para a apresentação do seu perfume, em dezembro do ano passado |
3 - Tranças/presos
"Tranças fofas, coques desestruturados, tiaras e todos os tipos de adereços são ótimos pedidos nessas situações", diz Sérgio G.
Antes de trançar o cabelo, passe leave-in ou spray que ajudará a disfarçar a oleosidade, diz Ruth. Quem não quiser usar os fios presos, pode deixar trançado alguns minutinhos com o leave-in e depois soltar, para criar um efeito ondulado nos fios.
Outro penteado rápido de fazer: trançar o rabo de cavalo e depois enrolar a trança ao redor dele, formando um coque, ensina a cabeleireira.
4 - Escova de salão
Para quem estiver passando por mais de um dia sem água, o jeito é caçar um salão em um bairro que tenha água e pagar por uma escova. "Assim o cabelo, pelo menos, ficará ajeitado por mais tempo e se a água não voltar no dia seguinte, já acordará pronta", diz Ruth.
5 - Abuse na maquiagem
Capriche mais na maquiagem, assim quem olhar para você vai reparar nos lábios vermelhos e não na raiz oleosa. Só não deixe faltar demaquilante e algodão em casa, já que não dá para contar com água na hora de tirar a maquiagem.