Folha de S. Paulo


M.A.C baixa os preços e compete com as marcas nacionais

O mercado brasileiro realmente parece interessar à marca de maquiagem mais famosa do mundo. No Brasil desde 2002, a M.A.C agora baixou os preços dos seus produtos para se tornar mais competitiva. Segundo a assessoria, a empresa se limita a dizer que fez um "investimento em preços".

Os batons icônicos da marca baixaram R$13. Ter um Snob, Ruby Woo ou Russian Red no nécessaire sai por R$66 - antes eram R$79.

Os valores ainda assustam se comparado às linhas mais baratas das marcas nacionais - nas nossas farmácias têm batons por menos de R$10. Mas o preço não soa tão absurdo se postos ao lado dos R$43 cobrados pela nacional Contém 1g, ou dos R$59 pedidos pela L'Oreal, e R$47,90, pela Revlon. Os dois últimos marcas importadas que estão há mais tempo no Brasil.

"Essa queda no valor dos produtos da M.A.C é um risco para as marcas nacionais. Nós ainda acreditamos que o que vem de fora é melhor e no mercado de beleza uma diferença de 20% ou 30% não é consideração tão alto. Nesse setor, a mulher está comprando a esperança de ficar mais bonita, a sua autoestima", explica Daniela Khauaja, professora da ESPM.

A comparação fica mais interessante nos produtos para pele. A mistura de base e pó Studio Fix, um clássico da marca, que custava R$169, agora sai por R$119. Outras bases líquidas da marca saem pelo mesmo preço.

As bases da M.A.C chegam a estar mais em conta do que alguns dos produtos nacionais. A base Velvet, da Contem 1g, sai por R$165.

Essa diferença ainda é exceção. Marcas nacionais como O Boticário e Natura não cobram mais de R$80 pelas suas bases top de linha.

Procurada, a Contém 1g e Natura não responderam às perguntas da coluna até a manhã desta sexta-feira. Já O Boticário, por meio de sua assessoria, afirmou que não iria se posicionar sobre o assunto.

SEPHORA

Em comparação com as outras marcas gringas trazidas para o Brasil na bagagem da Sephora, a M.A.C está quase "baratinha". A famosa base HD Invisible Cover, da Make Up Forever, sai por R$177, e os seus batons por R$84. A Nars cobra R$96 pelo seu Velvet Matte Lip Pencil (outra figurinha carimbada dos desfiles internacionais).

Segundo Khauaja, a M.A.C, Sephora e L'Occitane, quando vieram para o Brasil, se posicionaram como marcas de luxo, para o mercado AA. A professora afirma que agora existe um movimento dessas grifes para se colocarem como mais acessíveis às classes A e B.

"A M.A.C baixou os preços, a L'Occitane lançou uma linha com produtos brasileiros e a Sephora, que teve a sua primeira loja no JK [um shopping de luxo], agora já tem filial no Eldorado, que abrange um público maior", diz.

Mesmo com os descontos, ainda vale a pena fazer encomendas para a amiga que não se incomoda em ser meio muambeira. Nos EUA, os batons saem por US$14 - cerca de RS 35. Já no freeshop, eles custam cerca de US$20 (R$50).

Divulgação
Batons da M.A.C agora custam R$66
Batons da M.A.C agora custam R$66

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