Folha de S. Paulo


O design no deserto

A Design Days Dubai, feira de design do Oriente Médio e Sul da Ásia, foi realizada nesta última semana, simultaneamente à Arte Dubai e à Bienal de Arte de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

A segunda edição da feira de desenho contou com cerca de 30 galerias de diferentes países, que disputaram o ouro de colecionadores, xeques e princesas.

Participei para expor uma peça de minha autoria e fui carregando um certo preconceito arrogante, típico de arquiteto brasileiro, baseado em clichês. Mas descobri que Dubai não é feita só de torres espelhadas, fontes dançantes e interiores exuberantes.

A feira de design reflete muito mais que um imenso gosto pelo novo (muito parecido com o do brasileiro). É um exercício pelo convívio de culturas diferentes.

Estudantes de toda a região, muitos com as típicas túnicas, se misturavam com pessoas de todas as cores e credos. Dubai abrange o design como pensamento, aproximando o tema das pessoas comuns.

Selecionei três destaques do evento que abordaram temas como processo de design, técnicas artesanais e sustentabilidade.

1. MÓVEIS PERFORMANCE STUDIO SWINE, Galeria Coletivo Amor de Madre, São Paulo. A cada dia da feira, os artistas fizeram, na frente dos visitantes, um novo produto --como um banco e uma mesa de concreto com blocos de mármore, e uma poltrona de pele de camelo e vigas metálicas. As peças foram feitas com lixo de obra coletado em Dubai.

Guto Requena/Divulgação
Móveis performance Studio Swine, Galeria Coletivo Amor de Madre, SP. A cada dia da feira, um novo produto
Móveis performance Studio Swine, Galeria Coletivo Amor de Madre, SP. A cada dia da feira, um novo produto

2. PERFORMANCE "ILLUSION PEARL", de KhalidShafar, Galeria Carwan, Beirute. A indústria da pérola é uma atividade tradicional nos Emirados Árabes. Em sua performance, o designer mostra o ritual do manejo de ostras vivas e induz a produção de pérolas falsas, que deram origem à uma cadeira.

Divulgação
Performance
Performance "IllusionPearl", de KhalidShafar, Galeria Carwan, Beirute, com pérolas

3. DDD LAB, Jens Praet, Galeria Industry, Washington (EUA). O designer lançou sua nova coleção de móveis, feitos a partir de revistas e documentos antigos árabes picados, e instigou a reflexão sobre o descarte e os novos ciclos de vida dos objetos. Em um workshop, Praet ensinou sua técnica, mostrando que o bom design deve sim ser compartilhado.

Divulgação
Peça do designer belga Jens Praet apresentada na feira de design de Dubai
Peça do designer belga Jens Praet apresentada na feira de design de Dubai

Endereço da página: