Folha de S. Paulo


Nova plataforma promete empréstimo com juro mais baixo

Uma novidade que pode ser bem interessante para quem precisa de empréstimo é a plataforma on-line Lendico, recém-chegada ao país. O sistema promete as melhores taxas de juros do mercado. Até então, a empresa já operava em seis países (Alemanha, Espanha, Holanda, Áustria, Polônia e África do Sul).

Embora trabalhe com bancos parceiros, a Lendico é um correspondente do banco BMG, que é de fato quem estabelece as taxas de juros e fornece os empréstimos nesse caso.

Funciona assim: a plataforma analisa a tabela de Custo Efetivo Total das instituições financeiras reportada ao Banco Central, dentro da linha de crédito pessoal não consignado. A partir disso, busca oferecer ao tomador de empréstimo um Custo Efetivo Total mais competitivo em relação ao mercado.

Segundo a empresa, o que pesa também para os juros menores é o fato de operar 100% on-line. Isso faz com que o custo operacional acabe ficando significativamente mais baixo. Por outro lado, sendo integralmente virtual, a plataforma tem como uma das bandeiras a garantia de alto padrão de segurança e confidencialidade. A plataforma utiliza conexão criptografada e certificado de segurança SSL.

O custo mais baixo também é impactado pelo perfil dos usuários. A Lendico foca na oferta de crédito para bons pagadores, que normalmente acabam pagando taxas tão altas quanto qualquer outro consumidor.

O que ocorre é que no mercado, normalmente, as taxas de juros ofertadas a bons pagadores são calculadas para cobrir em parte o prejuízo causado pelos maus pagadores. A política de crédito à qual os pedidos de empréstimo são submetidos pertence a um banco parceiro. Portanto, a Lendico afirma não ser responsável pelos critérios de aprovação.

Para o consumidor, uma facilidade a mais é a disponibilidade de um simulador que pode ser utilizado com base no valor das parcelas combinado ao prazo para o pagamento do empréstimo.

Um cadastro deve ser preenchido antes da aprovação. O procedimento demora em média dez minutos. O cadastro e a simulação fazem parte da primeira etapa dos procedimentos. Quem quer efetivar a transação precisa ter o empréstimo aprovado virtualmente e poderá receber o dinheiro na conta de imediato.

Em caso de atraso no pagamento das parcelas, o consumidor responde normalmente sob o ponto de vista da lei. Ele poderá ter o nome incluso no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, protesto de títulos e o ajuizamento de ações de cobrança.

Por isso, aproveite com muita cautela. Se possível, evite pegar empréstimos. Se pegar, não deixe de fazer pesquisas e simulações. Lembre-se: é fundamental que o valor da parcela caiba no seu bolso sem desequilibrar o seu orçamento.


Endereço da página: