Folha de S. Paulo


Como escolher um bom plano de saúde sem adoecer o bolso?

Se você anda estudando a possibilidade de trocar de plano de saúde ou se perdeu o emprego e o plano que tinha e está pensando em contratar outro, fique bem atento.

No último dia 23 de julho, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou o resultado de um mapeamento realizado entre outubro de 2013 e outubro do ano passado. A pesquisa mostrou que 100 mil queixas foram feitas nas ouvidorias dos planos neste período no Brasil.

No final de 2013, os planos passaram a ser obrigados a ter ouvidorias disponíveis ao público. Segundo a ANS, no primeiro ano de funcionamento as ouvidorias receberam 105.749 queixas. A maioria dos registros foi referente à dificuldade de marcar consultas ou ao mau atendimento (32,4%). Logo em seguida apareceram reclamações sobre contratos (22,4%) e as insatisfações por reajustes e cobranças (17,7%).

No intuito de melhorar a conturbada relação entre usuários e operadoras, a ANS está propondo que as operadoras mantenham postos de atendimento presencial. Para as empresas com mais de 100 mil clientes, a nova normativa exigirá que elas disponibilizem também um atendimento telefônico de segunda a domingo, 24 horas por dia.

Olhando para esse cenário, vamos a quatro questões importantes a serem avaliadas na hora de escolher um plano de saúde:

PRIMEIRA: Para não jogar dinheiro fora, é muito importante escolher um plano que tenha a ver com o seu perfil. Se você pensa em ter filhos, por exemplo, o atendimento de obstetrícia é imprescindível. Mas se você não planeja, o serviço torna-se desnecessário e você não precisa pagar por ele.

SEGUNDA: Se você usa bastante o plano por motivo de doença em família ou por ter crianças e idosos, verifique se não vale a pena procurar um plano com mensalidades fixas, independentemente da quantidade de vezes que o plano for usado. Se você não tem crianças nem idosos e se costuma ir poucas vezes ao médico, o ideal são os planos que cobram uma mensalidade fixa menor e adicionam um percentual conforme os atendimentos realizados.

TERCEIRA: Fique muito atento à área de abrangência. Se você costuma viajar muito, isso se torna ainda mais importante. Além disso, vale a pena ficar atento às senhas de liberação para o atendimento, às regras de reembolso e a como se deve proceder para ter acesso à rede credenciada.

QUARTA: Por fim, estude com calma o contrato antes de assiná-lo. Guarde uma cópia com você e sempre tire suas dúvidas consultando-o. Qualquer cobrança irregular ou indevida poderá ser reclamada com base justamente no contrato que você assinar.


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