Folha de S. Paulo


Programa espacial soviético teve ideal social e pai anônimo

É inegável que a Revolução Russa, ainda que tenha fracassado de forma retumbante em realizá-lo, foi movida por um ideal social. Curiosamente, o programa espacial soviético também nutria raízes semelhantes.

O primeiro expoente dessa cultura cósmica, ainda no período czarista, foi Konstantin Tsiolkovski (1857-1935). Em 1903, época em que os irmãos Wright estavam começando a desenvolver seu avião, Tsiolkovski já publicava um artigo científico em que descrevia como foguetes poderiam ser usados para conquistar o espaço.

Embora seus textos fossem pouco lidos na época, hoje ele é visto como o pai da astronáutica. Em 1926, já no período soviético, Tsiolkovksi concebeu seu "Plano de Exploração do Espaço", que começava pela criação de foguetes e terminava pela transferência da população do Sistema Solar para exoplanetas quando o Sol esgotasse seu tempo de vida.

Eram ao todo 17 tópicos sumários, envolvendo desde os primeiros passos até a colonização completa da Via Láctea. Trabalho para milhares, se não milhões, de anos. Mas chamava atenção o item 14 de seu plano: "Atingir a perfeição social e individual".

Depois que seus textos foram redescobertos, um dos mais influenciados pela obra de Tsiolkovski foi Sergei Korolev (1907-1966), o pai do programa espacial soviético.

Korolev foi o projetista-chefe do primeiro míssil balístico intercontinental do mundo, o R-7, que fez seu primeiro lançamento bem-sucedido em 1957. Foi com esse foguete que os soviéticos lançaram o Sputnik-1, o primeiro satélite artificial da Terra, e sinalizaram para os americanos seu poderio bélico.

Daquele ponto em diante, Korolev se tornou um herói do regime –embora anônimo.

Era parte da política soviética ocultar o nome de seus pesquisadores, tanto para evitar o assédio do outro lado da Cortina de Ferro como para manter a cultura de socialização total, em que feitos individuais não mereciam destaque.

Exceções, claro, ocorriam para casos como o de Iuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço, em 1961, escolhido justamente por ser "um homem do povo" e assim representar a glória soviética no mundo todo. A identidade de Korolev, contudo, só se tornou conhecida após sua morte, por câncer, em 1966.

"Claro que seus sentimentos foram feridos pelo anonimato, mas ele considerava esse fato um elemento inevitável da Guerra Fria", diz Natalia Koroleva, filha de Korolev. Ele deixou de receber um Nobel por isso.

CONTRADIÇÕES

A história pessoal de Korolev é bem representativa do horror totalitário soviético. O mesmo sujeito que virou herói nos anos 1950 e 1960, sob a liderança de Nikita Krushev, havia sido condenado à prisão e a trabalhos forçados durante os anos de Joseph Stálin, entre 1938 e 1944.

"Meu pai entendia que o comportamento de alguns políticos era errado", diz Koroleva. "Ainda assim, isso não influenciava seu patriotismo."

Depois do sucesso do Sputnik, Korolev obteve permissão para ir além do programa de mísseis e promover a exploração do espaço. "Papai via sua atividade na exploração espacial como uma fase historicamente necessária da evolução da civilização humana".

Sua morte prematura impediu os russos de vencer a corrida para a Lua, mas seus ideais de conquista espacial foram perseguidos por seus sucessores, num programa que culminou com a Mir.

Lançada em 1986, ela foi palco de uma situação inusitada em 1992. Os cosmonautas Alexander Volkov e Sergei Krikalev subiram à Mir no ano anterior como soviéticos e retornaram do espaço no dia 25 de março como russos, enquanto, da órbita, observavam o colapso da União Soviética.

O fim do regime levou a um programa de colaboração com os EUA que culminou na construção da Estação Espacial Internacional, lançada em 1998 e em operação até o presente momento.

-

A RÚSSIA E O ESPAÇO

1903
O russo Konstantin Tsiolkovsky publica o primeiro trabalho científico sério demonstrando a viabilidade da exploração espacial

1929
Na Alemanha, Wernher von Braun lança seu primeiro foguete movido a combustível líquido, sob a liderança de Hermann Oberth

1933
O russo Sergei Korolev lidera um grupo que promove o primeiro lançamento de foguete movido a combustível líquido soviético

1938
Korolev é acusado de gerenciar mal os recursos de experimentos com foguetes e é preso pelo regime de Stálin por seis anos

1944
O foguete V-2 alemão se torna o primeiro objeto feito pelo homem a cruzar a fronteira do espaço, a 100 km de altitude. Esses foguetes foram usados para bombardear Londres no fim da Segunda Guerra Mundial

1946
Diversos especialistas de foguetes alemães são incorporados por russos e americanos em seus nascentes programas espaciais

21.ago.1957
Sob a liderança de Korolev, a União Soviética lança o primeiro míssil balístico intercontinental da história, o R-7

4.out.1957
O R-7 é usado para lançar o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik-1

3.nov.1957
A bordo do Sputnik-2, Laika se torna o primeiro cachorro a orbitar a Terra

31.jan.1958
O primeiro satélite americano, Explorer-1, revela a existência de cinturões de radiação ao redor da Terra, hoje conhecidos como cinturões de Van Allen

4.out.1959
A sonda Luna-3 manda as primeiras fotos de outro corpo celeste tiradas no espaço, ao registrar o lado afastado da Lua

12.abr.1961
A Vostok-1 leva à órbita o primeiro homem a ir ao espaço, Yuri Gagarin

5.mai.1961
Alan Shepard se torna o primeiro americano no espaço, mas num voo suborbital

16.jun.1963
A soviética Valentina Tereshkova se torna a primeira mulher a ir ao espaço

3.fev.1966
A espaçonave soviética Luna-9 se torna a primeira a pousar suavemente na Lua

20.jul.1969
Americanos se tornam os primeiros humanos a pousar na Lua, batendo a União Soviética na corrida espacial

19.abr.1971
A União Soviética lança a primeira estação espacial, a Salyut-1

15.jul.1975
URSS e EUA lançam conjuntamente o projeto Apollo-Soyuz, marcando a primeira missão de cooperação entre eles

12.abr.1981
EUA lançam o primeiro veículo espacial reutilizável da história, o ônibus espacial Columbia

1986
A primeira estação espacial multimodular da história, a Mir, começa a ser construída pelos soviéticos

1991
A União Soviética colapsa

1993
EUA e Rússia anunciam o programa Shuttle-Mir, que promove operações conjuntas entre o ônibus espacial americano e a estação espacial russa

20.nov.1998
É lançado ao espaço o primeiro módulo da Estação Espacial Internacional, empreendimento que reuniu Rússia, EUA, Japão, Canadá e países europeus e segue em operação até hoje


Endereço da página:

Links no texto: