Folha de S. Paulo


Terceira Marcha pela Ciência ocorre domingo em SP

Acontece neste domingo (8), em São Paulo, a terceira edição da Marcha Pela Ciência. A concentração será em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista, a partir das 15h.

Após duas edições com baixo comparecimento, a expectativa é que o ato deste domingo atraia um número maior de pessoas.

Marcha pela Ciência

"Estamos aprendendo ainda, mas para esta marcha tivemos mais divulgação na imprensa e nas redes sociais, e juntamos esforços com a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo", diz Marcos Buckeridge, professor da USP e presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

A USP, a Unicamp e diversos divulgadores de ciência também apoiam a iniciativa.

Segundo Buckeridge, os cortes no orçamento federal da ciência e a previsão do orçamento de 2018 para a área são o principal motivo da manifestação. "Os cortes foram tão grandes que eles realmente começam a ameaçar a ciência com um desmonte."

Além disso, a situação dos institutos de pesquisa paulistas é motivo de preocupação. "Eles são a ponte entre a ciência básica produzida na universidade e a aplicação desse conhecimento. Nos últimos anos, eles foram completamente sucateados", diz Buckeridge.

Segundo o professor da USP, os institutos somam, juntos, cerca de 1.500 pesquisadores, mas deveriam ter aproximadamente 2.500.


Endereço da página:

Links no texto: