Folha de S. Paulo


Nos EUA, 1º Estado a ver eclipse espera evento com bonés, postais e trânsito

Nasa
Eclipse que ocorrerá na segunda (21) deve dobrar população da cidade de Bend
Eclipse que ocorrerá na segunda (21) deve dobrar população da cidade de Bend

Pelas ruas do centrinho histórico de Bend, a criatura mítica do Pé Grande ganhou concorrência entre lembrancinhas, camisetas e cartões postais: o "Grande Eclipse Americano", apelido dado por aqui já que os EUA serão um grande palco deste evento astronômico.

A cidade de 76 mil habitantes fica no centro do Oregon, Estado ao norte da costa oeste e o primeiro a receber o eclipse total do Sol. A população de Bend deve dobrar durante o final de semana, e mais de 1 milhão de turistas americanos e estrangeiros são esperados no Estado, famoso pelas florestas, vulcões adormecidos, lagos e espaços para acampar.

"O eclipse vai causar o pior trânsito na nossa história", disse o porta-voz do Departamento de Trânsito do Oregon para um jornal local.

O gerente de uma rede de supermercados contou que colocou mais geladeiras e freezers nas lojas, além de mudar o horário de entregas para a madrugada. "Estamos nos preparando para o pior e esperando o melhor", disse Casey Capell, que também aumentou estoques de "água, gelo e, claro, cerveja".

Pelas estradas, os efeitos já eram sentidos desde quinta, quando foi registrado engarrafamento de 22 km numa das principais vias no centro do Estado, em parte por causa de um festival para 30 mil pessoas para celebrar o eclipse. Na sexta, eram 48 km.

Lojas e restaurantes também tentam lucrar com o evento, assim como o cinema de Bend, que tinha uma programação especial com filmes para explicar o eclipse. Enquanto o McDonald's vendia óculos de papel apropriado para ver o fenômeno por US$ 2, outras lojas mais sofisticadas tinham uma versão estilo máscara de festa por US$ 10.

Bonés, adesivos e cartazes celebrando a data eram vistos por toda a cidade, além de copos especiais que brilham no escuro e camisetas com o Pé Grande (garoto propaganda da região) atravessando o eclipse de bicicleta.

A cervejaria Worthy Brewing preparou uma semana de palestras, com convidados especialistas no assunto e outros temas paralelos, como colonização de Marte. Já a loja de maconha Oregrown (o Estado legalizou a venda da droga recreativa neste ano) sentiu um aumento forte da clientela nos últimos dias, a maioria turistas.

Com tanta expectativa, é torcer para as nuvens ajudarem. A previsão para segunda-feira é tempo aberto e máxima de 32 graus.


Endereço da página:

Links no texto: