Folha de S. Paulo


'Uber' de tratores ajuda pequenos agricultores a melhorar plantações

Jehiel Oliver
O projeto Hello Tractor funciona na Nigéria desde 2014
O projeto Hello Tractor funciona na Nigéria desde 2014

Os pequenos agricultores da Nigéria, especialmente na parte norte do país, sempre tiveram dificuldade em conseguir tratores para aumentar o rendimento de suas terras.

Muitos pequenos produtores não podem comprar um trator devido ao alto custo. O governo federal, que é o maior fornecedor de tratores, não consegue atender a mais de 4% da demanda. A África conta com menos de 50 tratores agrícolas por cada cem quilômetros quadrados de terra arável, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), que situou a Nigéria no 132º lugar de uma lista de 188 países incluídos numa pesquisa sobre mecanização agrícola. As propriedades agrícolas no país costumam ser pequenas, diminuindo a chance de pequenos produtores individuais terem condições de adquirir um trator.

Desde meados de 2014, porém, o projeto Hello Tractor (oi, trator, em tradução livre) procura superar o problema comum da pobreza e do baixo rendimento das safras dos pequenos produtores. O Hello Tractor foi idealizado pelo americano Jehiel Oliver, que desenvolveu a proposta quando era consultor financeiro global da Aya Consulting, nos EUA, e trabalhava com pequenas e médias empresas e com indústrias agrícolas.

Oliver se mudou para a Nigéria para implementar o projeto, um empreendimento social que aumenta a segurança alimentar e de renda das pessoas, facilitando o acesso de agricultores nigerianos às ferramentas corretas para fazerem uma colheita eficiente de sua produção.

A Hello Tractor promove o consumo colaborativo, montando uma rede de donos de "Tratores Inteligentes". Os pequenos produtores podem solicitar e pagar por serviços de tratores através de mensagens de texto e transferências de valores feitas pelo celular, conforme e quando necessitam de serviços específicos.

Jehiel Oliver
A Nigéria possui acelerado crescimento populacional e há enorme pressão por mais empregos
A Nigéria possui acelerado crescimento populacional e há enorme pressão por mais empregos

Os operadores dizem que o diferencial da solução encontrada é "nosso sistema de reservas, com o qual os produtores podem pedir, programar e pré-pagar por serviços de trator, que são solicitados dos donos de Tratores Inteligentes das redondezas. Os pedidos são encaminhados por mensagem de texto e os pagamentos são realizados pelo celular. Uma vez completado o serviço, o pré-pagamento é encaminhado automaticamente ao dono do Trator Inteligente."

Desde que o sistema foi lançado, em meados de 2014, os produtores que participaram do período beta teriam visto o rendimento de seus campos subir 200%, usando uma máquina 40 vezes mais rápida que o trabalho braçal.

"Desenvolvemos um 'Trator Inteligente' inovador e de baixo custo, projetado especificamente para atender às necessidades dos pequenos produtores", diz Oliver, fundador da Hello Tractor.

"O trator inteligente é um trator de duas rodas com antenas de GPS que nos permitem rastrear seu uso e telemática, que colhe e transfere dados em áreas sem internet, como a zona rural", afirma Oliver.

Segundo ele, cada trator da plataforma alcança aproximadamente 250 hectares de terras agrícolas por ano. É um número substancial na Nigéria, onde os produtores possuem em média pouco mais de um hectare de terra cada.

A população da Nigéria tem um dos índices de crescimento mais acelerados do mundo e há pressão enorme sobre o mercado para gerar novos empregos. A otimização do setor agrícola é crucial para combater o desemprego juvenil na próxima geração.

"Apesar da alta rentabilidade da agricultura na Nigéria, ainda há um risco substancial –tanto um risco real quanto uma percepção de risco– que impede os bancos de apostarem mais no setor", diz Oliver.

Buscando uma solução para esse problema, a Hello Tractor também coordena financiamentos a juros baixos para facilitar a compra de Tratores Inteligentes. "As máquinas são equipadas com vários acessórios. Seus donos podem adaptar seu uso para uma grande gama de plantações e etapas do ciclo produtivo, permitindo que atendam seus clientes ao longo do ano inteiro. Com a antena de GPS é possível monitorar a utilização do Trator Inteligente e colher dados sobre localização, tendências do mercado e consumo", explicou Oliver.

"Na fase beta, estamos priorizando a preparação da terra, porque essa é a primeira etapa da produção", diz ele. "É também a etapa que requer mais mão-de-obra. São necessários 40 dias de trabalho manual para preparar a terra. Nossos tratores dão conta do trabalho em oito horas."

Sobre o impacto do projeto até agora, Oliver disse ao "The Nation": "Os produtores estão informando que o acesso a serviços de trator lhes poupa dinheiro no preparo da terra, eliminando as dificuldade de conseguir mão-de-obra suficiente, algo que vinha impedindo o cultivo das terras às quais eles têm acesso."

Um projeto piloto Hello Tractor foi lançado no Quênia este ano. Oliver acredita que os resultados nesse país serão tão promissores quanto os da Nigéria.

Tradução de CLARA ALLAIN


Endereço da página:

Links no texto: