Folha de S. Paulo


Videogame ensina como economizar energia em casa

EnerGAware
Mulher jogando o EnerGAware, projeto que visa a economia de energia em residências
Mulher jogando o EnerGAware, projeto que visa a economia de energia em residências

Os gatos têm talentos ocultos, além daqueles que revelam em vídeos do YouTube e fotos do Instagram. Nossos amigos felinos também podem nos ensinar a conservar energia.

Pelo menos é isso que acredita um grupo de pesquisadores da Universidade Politécnica da Califórnia. Eles lideram um projeto que ensina famílias a viver de maneira mais sustentável, tudo graças a um videogame chamado "EnergyCat: the House of Tomorrow" (o gato da energia: a casa do amanhã, em tradução livre).

O mesmo grupo de pesquisadores criou o projeto EnerGAware, em fevereiro de 2015. O objetivo é ensinar as famílias que vivem em conjuntos de habitação pública a economizar energia em suas casas usando um videogame protagonizado por um gato.

A interface é semelhante à do jogo "The Sims", um conhecido videogame de simulação social, e o sistema só permite que o usuário avance depois de concluir com sucesso missões relacionadas ao uso eficiente de energia.

Perto de 550 pessoas na cidade britânica de Plymouth responderam a pesquisas sobre seu consumo de energia. Entre elas, 237 estavam interessadas em participar e cem foram escolhidas para receber um tablet com o aplicativo já instalado e pronto para jogar.

As pessoas que não participaram do jogo tiveram seu consumo de energia monitorado da mesma maneira que os domicílios participantes, para comparar e revelar se o uso do jogo resultou em economia real de energia.

Os pesquisadores analisaram igualmente os custos de energia desses domicílios no ano anterior, quando eles não estavam participando do jogo. "Agora que compilamos e analisamos os resultados iniciais, podemos concluir que nos três primeiros meses houve redução de 7% no consumo de energia", afirma Miguel Casals, coordenador da pesquisa.

O jogo recompensa ações simples como desligar luzes e oferece informações sobre questões mais complexas, como a escolha de um forno com boa eficiência energética.

"Nossa ideia era tornar o jogo divertido. O protagonista é um gato e ele conserta coisas que a família poderia estar fazendo melhor, em termos de consumo de energia", diz Casals.

As famílias participantes expressaram suas opiniões em grupos de foco, sobre questões como a aparência das casas do jogo. "As famílias escolheram casas vitorianas porque essa é a imagem mais relevante para elas", diz Casals.

O aplicativo também propõe desafios específicos a depender da época do ano. Desafia os participantes, por exemplo, a reduzir seu consumo de energia no período do Natal ao decorar suas arvores com lâmpadas de baixo consumo.

"Quando você faz alguma coisa que desperdiça energia, como deixar uma lâmpada acesa, a tela fica vermelha na área. Ao posicionar o cursor sobre lâmpada, o participante recebe informações sobre como economizar energia. Aqueles que jogam também podem 'competir' com vizinhos participantes e divulgar seus placares de consumo na mídia social", diz Casals.

Os domicílios participantes não são obrigados a jogar todos os dias e nem existe um requerimento mínimo de interação diária. Sensores de dados acoplados a leitores inteligentes de consumo de energia permitem que os pesquisadores acompanhem o progresso dos domicílios participantes, qualquer que ele seja. O estudo prosseguirá até o final do ano e, a partir de janeiro de 2018, a equipe começará a analisar o conjunto completo de dados.

O resultado esperado é que os participantes incorporem ideias sobre consumo de energia, conforto e o custo financeiro de suas ações. A iniciativa tem orçamento de dois milhões de euros (cerca de R$ 7,4 milhões) e foi bancada pela União Europeia. Um dos parceiros do projeto é a EDF Energy, que fornece eletricidade a mais de 38 milhões de pessoas na Europa.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: