Folha de S. Paulo


Jornalista da Folha ganha o principal prêmio de divulgação científica do país

O jornalista Reinaldo José Lopes, que escreve na Folha desde 2001, é o vencedor do 37º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, anunciou nesta quinta (11) o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Batizado em homenagem ao bacteriologista José Reis (1907-2002), pioneiro da popularização da ciência no Brasil e colunista da Folha por décadas, o prêmio é a mais importante láurea do país na área.

O premiado receberá R$ 20 mil, um diploma, passagem aérea e hospedagem para participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontecerá de 16 a 22 de julho em Belo Horizonte.

Lopes, 38, nasceu em São Carlos (SP) e se formou em jornalismo pela USP, instituição na qual também concluiu seu mestrado e doutorado em letras. Foi editor de "Ciência+Saúde" do jornal de 2010 a 2013. Escreve uma coluna quinzenal nesta página, aos domingos, e é autor do blog "Darwin e Deus", sobre ciência e religião. Seu sexto livro de divulgação científica, "1499", deve ser publicado em agosto deste ano.

Arquivo Pessoal
O jornalista e colunista da Folha Reinaldo José Lopes
O jornalista e colunista da Folha Reinaldo José Lopes

Endereço da página:

Links no texto: