Folha de S. Paulo


Trump assina lei para Nasa levar humanos a Marte até 2030

Nasa
Sonda faz 'radiografia' de calotas polares em Marte
Sonda faz 'radiografia' de calotas polares em Marte

Os EUA já têm uma data para que o homem chegue a Marte: a década de 2030.

O Presidente Donald Trump assinou uma lei na tarde de terça-feira (22) que fixa o envio de humanos em missões da Nasa a Marte como objetivo da agência até 2030. A nova lei também autoriza o gasto de US$ 19,5 bilhões à Nasa para o próximo ano fiscal.

"Nas últimas seis décadas, o trabalho da Nasa inspira milhões de americanos a imaginar mundos distantes e um futuro melhor na Terra. Faz muito tempo que a ida à Marte é um objetivo da agência", disse Trump.

De acordo com o texto aprovado por unanimidade no Senado e na Câmara de Representantes, a agência espacial americana trabalhará para realizar "uma missão tripulada a Marte durante a década de 2030". A lei também apoia o uso da Estação Espacial Internacional junto com companhias do setor privado que se associam com a NASA para entregar carga e experimentos até 2024 para ajudar na missão ao planeta vermelho.

A lei reafirma a importância do programa Orion, uma cápsula para voar mais longe que qualquer nave espacial construída para transportar humanos. A Orion será lançada ao espaço por um foguete potente chamado "Space Launch System" (SLS).

Como se trata do primeiro teste, estará sem tripulação. Mas fará um voo de contorno da Lua e então retornará à Terra, usando apenas a gravidade do satélite natural e do planeta como guia para a volta.


Endereço da página:

Links no texto: