Folha de S. Paulo


Índia bate recorde ao por 104 satélites em órbita com apenas um foguete

Arun Sankar/AFP
Pessoas acompanham o lançamento do foguete no centro espacial de Sriharikota
Pessoas acompanham o lançamento do foguete no centro espacial de Sriharikota

A Índia colocou em órbita na Terra nesta quarta-feira (15) o número recorde de 104 satélites com um único foguete, informou a Isro (Organização de Pesquisa Espacial Indiana, na sigla em inglês).

"A missão PSLV-C37/Cartosat-2 Series lançou com êxito os 104 satélites", afirmou a agência espacial indiana em sua conta no Twitter, 30 minutos depois de o foguete decolar do centro espacial de Sriharikota (sudeste) às 9h28 local (1h58 horário de Brasília).

O recorde anterior pertencia à Rússia, que em junho de 2014 conseguiu colocar 39 satélites em órbita com apenas um voo. O foguete transportava um satélite de observação da Terra de 714 quilos e 103 "nanosatélites", quase todos de países estrangeiros, com um peso conjunto de 664 quilos.

Foguete decola do centro espacial de Sriharikota

"Minhas mais sinceras felicitações às equipes da Isro por este êxito", afirmou o diretor da agência espacial, Kiran Kumar.

O mercado de lançamento de satélites comerciais não para de crescer em um cenário no qual as empresas de telefonia e internet precisam cada vez mais desta ferramenta. A Índia, cujo programa espacial é conhecido pela otimização de gastos, compete diretamente neste setor com empresas empresas especializadas como SpaceX ou Blue Origin.


Endereço da página:

Links no texto: