Folha de S. Paulo


Edição gênica recebe apoio de grupo de cientistas dos EUA

Mike Towber/Flickr
Com o Crispr-Cas9, cientistas têm conseguido manipular genes de forma mais rápida e eficiente
Com o Crispr-Cas9, cientistas têm conseguido manipular genes de forma mais rápida e eficiente

Os cientistas estão aceitando mais a ideia de manipulação genética de embriões, óvulos e espermatozoides. Isso, porém, só seria aceito para evitar que crianças nasçam com doenças hereditárias, quando não houver outras "alternativas razoáveis" e somente se existir um plano para mapear os efeitos da prática por múltiplas gerações.

A nova posição em relação à manipulação gênica foi exposta em um relatório apresentado nesta terça-feira (14) pela Academia Nacional de Ciências e a Academia Nacional de Medicina, ambas entidades dos EUA.

"É uma possibilidade real que merece considerações sérias", afirma o relatório.

"Antes era fácil as pessoas falarem que o procedimento não era possível e não era necessário pensar sobre isso", diz Richard Hynes, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e um dos responsáveis pelo relatório. "No entanto, agora vemos que há formas de fazer isso, então, temos que garantir que a técnica será usada para os fins corretos."

Com os avanços na tecnologia conhecida por Crispr-Cas9, cientistas têm conseguido manipular genes de forma mais rápida e eficiente.

O uso da edição do genoma já está sendo planejado para testes clínicos, ainda neste ano, em pacientes adultos com doenças como câncer e cegueira –contudo, a prática hoje é proibida em humanos.

Nesses casos, as modificações no DNA não seriam hereditárias, ou seja, não seriam passadas para possíveis descendentes dos pacientes.

A preocupação de muitos cientistas é a utilização do procedimento para aprimorar, por exemplo, inteligência, beleza e características físicas específicas.

Além disso, quando realizadas em células germinativas (como óvulos), as alterações podem ser passadas para gerações seguintes, o que levanta uma questão ética.

Cientistas que temem a técnica falam em uma sociedade distópica divida entre seres "melhorados" e os que não podem pagar por isso.


Endereço da página: