Folha de S. Paulo


Cães conseguem entender a entonação e as palavras humanas

Eniko Kubinyi/Eotvos Lorand University via Aassociated Press
Cachorros treinados que participaram de estudo sobre como eles processam a informação dita por seus donos. (Eniko Kubinyi/Eotvos Lorand University via AP) ORG XMIT: NY110
Cães treinados participaram de estudo sobre como os animais processam a palavras ditas por humanos

"Lana, vamos passear?"

Os donos dessa cocker spaniel inglês, Anita e este repórter que vos escreve, acham que ela entende a frase, mas presumem que a entonação com que ela é dita surte mais efeito. No entanto, quando a palavra "passear" foi dita de modo neutro, a cachorrinha começou a saltitar em torno da gaveta onde fica sua guia.

É mais ou menos esse o teste que cientistas húngaros fizeram com 13 cães. A conclusão é que os pets entendem tanto o vocabulário quanto o tom da voz de humanos.

A pesquisa feita pela equipe de Attila Andics, da Universidade Eötvös Loránd, de Budapeste, Hungria, mostrou ainda que cães têm a capacidade de distinguir palavras de um vocabulário e captar a entonação da fala dos seus donos usando regiões cerebrais semelhantes àquelas usadas por seres humanos.

Cachorros entendem humanos?

O estudo sairá na edição da próxima sexta na revista americana "Science".

Para Andics, a aprendizagem do vocabulário "não parece ser uma capacidade exclusivamente humana que se segue a partir do surgimento da linguagem, mas sim uma função mais antiga que liga sequências sonoras arbitrárias a significados".

Para chegar à conclusão do estudo, os pesquisadores mediram a atividade do cérebro dos cães, mas antes foi preciso treinar os cães para ficarem quietos dentro dos aparelhos de ressonância magnética. Eles ouviam então gravações de vozes de seus donos ou treinadores usando várias combinações de vocabulário e entonação, ou elogiando ou de modo neutro.

"A imagem por ressonância magnética funcional fornece um método não invasivo e inofensivo de medição de que os cães gostam", diz Marta Gácsi, etóloga e coautora do estudo.

Independentemente da entonação, cães reconheceram cada palavra como algo distinto e o fizeram de uma forma similar aos seres humanos, usando o hemisfério esquerdo do cérebro.

Também como acontece com humanos, os pesquisadores descobriram que os cães processam a entonação separadamente do vocabulário, nas regiões auditivas no hemisfério direito do cérebro.

Andics e colegas observaram que o elogio ativa o "centro de recompensa" do cérebro dos cães –a região que responde a estímulos de prazer, como comida, sexo, ser acariciado. Mas o centro de recompensa só era ativado quando o cão ouvia tanto palavras de louvor e com entonação adequada.

Isso mostra que, para os cães, um elogio pode funcionar muito bem como recompensa, mas funciona melhor ainda se as palavras e a entonação baterem. Ou seja: os bichos não só separam o que dizemos e como dizemos, mas também podem combinar os dois para uma melhor interpretação do que aquelas palavras realmente querem dizer –de novo, algo bem similar ao que nós fazemos.

Foram estudados apenas 13 cães, por isso os resultados não indicam diferenças significativas entre raças. Foram usados seis border collies, cinco golden retrievers, um pastor alemão e um cão de crista chinês.
"O único critério é que o cão tem de ser capaz de ficar imóvel para ser digitalizado", disse Andics à Folha. "Mais tarde, poderemos comparar os padrões cerebrais através dos grupos."

"Estou certo de que existem diferenças individuais, mas também acho que todas as raças têm essa capacidade", conclui o pesquisador.

Os resultados indicam que os mecanismos neurais para processar palavras evoluíram bem antes do que se imaginava. Os autores afirmam que é possível que forças seletivas durante a domesticação do lobo possam ter ajudado a criar a estrutura cerebral subjacente a esta capacidade nos cachorros.

"O que torna itens léxicos [palavras] singularmente humanos não é a capacidade neural para processá-los", dizem os autores. Seres humanos são únicos na sua capacidade de inventar palavras.

Para os amantes de gatos, Andics adianta: "Escolhemos cães para os nossos estudos, porque eles podem fazer isso... Mas assim que um gato for treinado e ficar imóvel, poderemos digitalizá-lo também", brinca Andics.


Endereço da página:

Links no texto: