Folha de S. Paulo


Novos elementos da tabela periódica recebem propostas de nomes

Os quatro elementos que faltavam para completar a sétima linha horizontal da tabela periódica e que foram anunciados no início deste ano agora receberam nomes.

São eles nihonium (número atômico 113), moscouvium (115), tennessine (117) e oganesson (118).

(articleGraphicCredit)..

Os grupos responsáveis pela descoberta foram convidados a submeter nomes que seguem as regras para batizar os elementos. Esses nomes então foram revisados pela divisão de química inorgânica da Iupac (União Internacional de Química Pura e Aplicada, na sigla em inglês), que recomendou sua aceitação. Depois de um período de consulta pública, os nomes serão aprovados e o resultado será publicado.

O elemento 113 foi batizado de nihonium em homenagem a um dos nomes para o Japão, Nihon (a terra do sol nascente). A descoberta foi feita no país. Já o elemento 115, moscovium, recebeu este nome por causa de Moscou, local do centro de pesquisa nuclear.

O elemento 117, tennessine, foi batizado em homenagem ao Tennessee. O nome reconhece a contribuição do Oak Ridge National Laboratory e da Universidade Vanderbilt, que ficam no Estado americano. Já o elemento 118, organesson, homenageia o professor de física nuclear Yuri Oganessian. Ele liderou as pesquisas que levaram à sua descoberta.


Endereço da página: