Folha de S. Paulo


Cientistas varrem céu para tentar entender energia escura

Reprodução
Simulação mostra possível distribuição (em púrpura) da energia escura no universo
Simulação mostra possível distribuição (em púrpura) da energia escura no universo; galáxias em branco

Depois da provável detecção de ondas gravitacionais, anunciadas no último mês de fevereiro, a física pode ter ficado um pouco mais completa. Por outro lado, uma estranha energia, que constitui quase 70% do Universo –e que tem por característica "anular" a gravidade– ainda permanece quase totalmente desconhecida.

O nome é energia escura e não é possível detectá-la diretamente – ela não se manifesta na forma de partículas ou luz, pelo menos não da forma como conhecemos.

Conhecê-la, pois, é o objetivo da pesquisadora Flávia Sobreira, do Instituto de Física Teórica da Unesp e de muitos outros cientistas no mundo.

Com tanta abundância no Cosmo, ela não poderia "não fazer nada". A ideia foi batizada e ganhou força em 1998, quando foi descoberto que o Universo está se expandindo de forma acelerada.

A medição histórica viu que uma supernova (explosão de uma estrela moribunda), estava mais distante do que se imaginava. Especialmente em física, contra dados, não há argumentos. A teoria que explica o Universo tinha que ser atualizada.

Foi um baque para a teoria do "Big Crunch" –até então se pensava que o Universo, em um dado momento, por causa da gravidade, "implodiria".

Alguns insights sobre a natureza dessa energia bizarra:

1) Ela seria uma propriedade do espaço vazio (que não seria tão vazio assim);

2) Ela poderia ser composta de partículas "virtuais", que surgiriam e desapareceriam muito rapidamente;

3) Uma energia dinâmica que permeia todo o Universo, mas que, por acaso, tem um efeito oposto ao da energia "convencional" e que, por acaso, tem um efeito oposto à gravitação.

Pode parecer um tanto frustrante não saber praticamente nada sobre o assunto, mas ao mesmo tempo, essa é uma das fronteiras do conhecimento que o esforço humano busca conquistar.

Energia escura

SIRENE

Para um observador parado, o som de uma sirene de ambulância muda conforme a fonte sonora se aproxima ou se afasta dele. A analogia vale para a observação da luz de estrelas no céu.

Quando uma estrela se aproxima, o comprimento de onda da luz fica menor, puxando para o azul. Quando ela se afasta, tende a ficar vermelho. Foi uma supernova mais vermelha que o esperado que os cientistas viram em 1998.

A descoberta rendeu o Prêmio Nobel de Física de 2011.

Uma das ideias até agora para tentar tirar uma casquinha informativa da energia escura foi varrer o céu em busca de galáxias, e tentar medir a distância entre elas.

Esse é o tema de pesquisa de Flávia. Junto com outros colaboradores, ela busca "criar formas probabilísticas e estatísticas para explorar simultaneamente várias imagens observadas e criar mapas de galáxias cada vez maiores e mais precisos".

A energia escura afeta a maneira com que as galáxias são distribuídas no Universo. "Vistas de longe, galáxias são agrupadas em filamentos que se cruzam e se conectam rodeados por grandes vazios. O tamanho desses filamentos e o vazio entre eles são influenciados pela energia escura", explica Flávia.

O projeto ao qual Flávia está filiada é o DES, Dark Energy Survey (busca de energia escura, em tradução livre). Que vai estudar um oitavo do céu.

A meta é que daqui a dois anos, para quando está previsto o fim da varredura, haja um mapeamento de 300 milhões de galáxias, 30 mil aglomerados de galáxias, e 2.000 supernovas.
Para isso, os físicos e astrônomos dispõem de uma supercâmera de 570 megapixels acoplada a um telescópio de 4 metros de diâmetro localizado no Chile.

"A análise de dados do DES certamente irá trazer contribuições que irão mudar a maneira como interpretamos o Universo. Esperamos encontrar dicas de como projetar futuros experimentos para melhorar nossa compreensão sobre as leis da física", afirma Flávia.

Apesar da semelhança no nome, o conceito de energia escura e de matéria escura são bem diferentes.

A matéria escura ocupa vazios e exerce gravidade –o que é observável, por exemplo quando ela altera a trajetória da luz. Ela, que ocupa 27% do Universo, porém, também está longe de ser totalmente compreendida pela ciência.


Endereço da página: