Folha de S. Paulo


Declínio dos dinossauros começou 40 milhões de anos antes do esperado

Existe razoável consenso entre os cientistas de que foi o impacto de um meteoro que levou à extinção dos dinossauros 66 milhões de anos atrás. Há menos consenso sobre a possibilidade destes grandes animais já estarem em declínio quando o meteoro chegou para terminar o serviço.

Pesquisadores do Reino Unido mostraram que os dinossauros de fato já estavam em declínio cerca de 40 milhões de anos antes do letal impacto na cratera Chicxulub, no México.

O estudo publicado na revista científica "PNAS" seria o primeiro a modelar a dinâmica evolucionária entre dinossauros –isto é, a relação entre a extinção de espécies e o processo de produção de outras novas, a "especiação". O ritmo de extinção superou o de especiação 40 milhões de anos antes do impacto do meteoro.

Existe, ainda a dificuldade ligada aos diferentes ritmos de evolução entre os três principais grupos de dinos –as clades Ornithischia, Sauropodomorpha e Theropoda.

Há uma grande diversidade entre esses animais. Por exemplo, os bípedes carnívoros terópodas, ou os mega-herbívoros e quadrúpedes saurópodas.

Os autores admitem que não é possível identificar uma causa para o declínio dos animais. Pode ser uma combinação delas.

A separação dos continentes limitaria a movimentação e consequentemente a possibilidade de especiação.

Entre outros eventos deletérios, estão episódios frequentes de vulcanismo, mudança climática, flutuação do nível dos oceanos ou a interação ecológica com outros animais, como mamíferos primitivos.


Endereço da página:

Links no texto: