Folha de S. Paulo


DNA viral do genoma pode evitar novas infecções

Na história da humanidade, o vírus é quase sempre o vilão, usurpando a maquinaria celular para promover sua própria replicação e formação de novas partículas. Mas, desta vez é diferente.

Um estudo, publicado na última semana pela revista "Science", feito por pesquisadores da Universidade de Utah (EUA), viu que eles podem ser bastante úteis para combater infecções de outros vírus.

Alguns vírus que invadiram células de nossos ancestrais há milhões de anos acabaram ficando por lá mesmo (até aqui, não há novidade). Pode se que eles tenham perdido a capacidade de dizer adeus à célula, mas isso não importa.

Reprodução/sciencemag
DNA viral em nosso genoma pode ajudar a combater infecções
DNA viral em nosso genoma pode ajudar a combater infecções

O que interessa é que, ao "domesticar" esse DNA, a célula estocava um substrato que seria útil adiante. Como na evolução nada é por acaso, 8% do nosso DNA tem origem nos chamados retrovírus endógenos.

Um dos genes cuja atividade é aumentada pelo DNA viral é o da proteína interferon, responsável por ativar outros genes úteis para a o sistema imune. Outra função desse DNA viral é proteger as células na fase embrionária, justamente quando os vírus, como o da zika, são mais danosos.

O estudo usou uma nova técnica de edição genômica conhecida como Crispr, que pode ajudar a entender o papel de uma região do genoma deletando-a


Endereço da página:

Links no texto: