Folha de S. Paulo


Jovem cego se torna programador do mecanismo de busca do Google

Cego desde os quatro anos, o paranaense Lucas Radaelli, 24, integra a equipe de programação do Google. Para usar computadores, Radaelli utiliza programas de leitores de tela que ditam tudo o que está escrito. Radaelli se queixa de que deficientes visuais são subestimados.

"Saio com amigos ou com minha namorada e perguntam se somos irmãos. É como se a pessoa com deficiência não pudesse ter amigos ou namorada."

30.dez.2010/Alexandre Rezende/Folhapress
BELO HORIZONTE, MG, BRASIL, 30-12-2010, 06:30h. O engenheiro paranaense Lucas Radaelli na sede do Google, em Belo Horizonte. Lucas faz parte da equipe de programação do Google, em Belo Horizonte. Um software dita pra ele tudo o que está escrito na tela em velocidade de 700 palavras por minuto (a velocidade média de leitura em português é de cerca de 180 palavras/minuto). A situação se complica ainda mais quando se fala em programação: se ele esquecer de fechar as aspas em uma linha, por exemplo, o código não funciona. Conhecido no Twitter, ele usa a rede para expor os problemas cotidianos de deficientes visuais. (Alexandre Rezende/Folhapress AGENCIA) *** EXCLUSIVO FOLHA *** ORG XMIT: Alexandre Rezende
Lucas Radaelli na sede do Google, em Belo Horizonte

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Eu nasci com o olho esquerdo sem enxergar e enxerguei bem pouquinho até os meus quatro anos de idade, quando perdi completamente a visão por descolamento da retina. Minha mãe disse que eu via cores, mas hoje em dia não me lembro mais de nada.

Quando eu tinha uns sete anos, meus pais compraram um computador lá para casa e me ensinaram a digitar o básico. Eu tinha programas que me auxiliavam a usá-lo, como leitores de tela, que falam em voz alta o que é digitado.

Uso os leitores até hoje. Em português, ele lê uma média de 700 palavras por minuto. A média em uma conversa normal é de 180.

Tive dificuldade em muitas coisas, mas não para aprender a mexer em computador, porque eu sempre fui muito curioso, tive muita vontade de aprender. E o computador facilitava bastante minha vida, eu tinha bastante interesse.

Estudei em colégio normal e frequentava um centro de apoio duas vezes por semana à tarde. Por lá, eu estudava geometria ou matérias que envolviam coisas mais visuais.

Desde a quinta série, meus pais começaram a preparar minhas apostilas em formato digital. A gente recebia as apostilas no começo do semestre, eles escaneavam, preparavam todas elas, descreviam as imagens e então eu levava um laptop para a aula. Depois, estudei ciência da computação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O estudo da pessoa com deficiência nunca é um processo bem definido. Às vezes a gente recebe o material em formato digital de um professor, recebe ajuda de um colega para estudar uma matéria, tem um monitor que pode ler ou não tem o material e tem que estudar com o que conseguiu ouvir em sala de aula.

Hoje em dia, trabalho no time de busca do Google, responsável por fazer os algoritmos do mecanismo de busca. A gente decide quais são as dez melhores páginas dentre as bilhões possíveis como resultados de uma pesquisa na internet.

A programação é completamente baseada na lógica. Eu consigo manter na cabeça tudo o que eu estou fazendo e as últimas linhas [de código] que eu escrevi. Quando erro, o computador me informa em qual linha tem o erro. Os outros programadores também fazem isso, não é muito diferente.

A principal diferença é que as pessoas costumam olhar muito para o código para ficar mexendo, enquanto eu tento sempre manter o máximo do que posso na cabeça.

Escuto bastante heavy metal enquanto estou trabalhando, gosto bastante da melodia, deixo com volume mais baixo para não atrapalhar o programa que lê a tela para mim. Isso me ajuda na concentração até.

A maior dificuldade de um programador cego, na minha opinião, é o acesso ao material. A computação é uma coisa que sempre está mudando, que a gente quer continuar estudando.

Se eu quiser ler um livro sobre computação hoje, não vai ser tão fácil assim, porque não posso simplesmente comprar esse livro. Mesmo que seja uma obra em formato digital, nem sempre vai ser acessível.

Se o livro tiver muitos diagramas, muitas imagens, ninguém fez aquele trabalho que meus pais faziam de descrever as imagens essenciais para o entendimento do livro, por exemplo.

Uma vez que a gente tem o conhecimento absorvido, conseguimos produzir e ser eficientes no trabalho da mesma forma que qualquer outra pessoa que enxergue.

As pessoas sempre me perguntam se eu acho que ainda existe preconceito no mundo. E eu acho que o que mais existe, na verdade, é a subestimação de pessoas com deficiência.

Saio de casa com meus amigos, e as pessoas perguntam se a gente é irmão. Saio com a minha namorada, e as pessoas perguntam se ela é minha irmã. É como se a pessoa com deficiência não pudesse ter amigos ou namorada, mas a verdade é que essas pessoas têm uma vida normal.

Acabam subestimando todos nós ao imaginar que a gente não tem uma vida que nem a delas, uma vida em que a gente trabalha, estuda, tem amigos, namorada, sai de casa, faz a mesma coisa que todo mundo.

Não acho que sou um exemplo para outras pessoas com deficiência visual porque eu acredito que elas, com as chances certas e oportunidades certas, e com força de vontade, conseguem fazer a mesma coisa que eu fiz.
Mas é importante conscientizar as pessoas que não vivem com essa deficiência de como a gente vive, para diminuir essa subestimação que a gente encontra sempre por aí.


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