Folha de S. Paulo


Cientistas pesquisam por que certos arco-íris são mal-acabados

Um grupo de pesquisadores apresentou no encontro da Associação Americana de Geofísica, que aconteceu neste mês, um estudo tentando explicar por que alguns arco-íris não têm todas as cores.

A resposta é que a formação perfeita de um arco-íris depende da altura em que o Sol se encontra no horizonte.

Um arco-íris se forma quando a luz solar atravessa gotículas de água suspensas na atmosfera -ou seja, ocorre quando há o encontro de sol e de chuva.

Estudos anteriores apontavam que o que fazia com que às vezes algumas cores ficassem faltando era o tamanho das gotas d'água. Mas isso nunca havia sido bem demonstrado.

Desta vez, o cientista atmosférico Jean Ricard, do Centro Nacional de Pesquisa Meteorológica de Toulouse, na França, e seus colegas analisaram centenas de fotografias de arco-íris -ao todo, eles catalogaram 12 diferentes tipos de arco-íris. Eles perceberam que o que fazia diferença mesmo era a posição do Sol.

Se o Sol está "alto", fazendo um ângulo de certa de 70º com o solo, o arco-íris será mais marcado pelas cores azul e verde. Se o Sol estiver se pondo, próximo ao horizonte, o vermelho e o amarelo vão se destacar.

Isso porque o ângulo com que a luz entra na atmosfera e se encontra com as gotas d'água influencia a sua refração. O efeito do tamanho da gota, por outro lado, é secundário, mostraram os pesquisadores.

O estudo liderado pelo cientista francês pode ter consequências mais amplas do que meramente explicar por que alguns arco-íris não têm todas as cores. Entender melhor como eles se formam pode ajudar na exploração do Universo: se for possível enxergar algum sinal de arco-íris em um planeta, afirma Ricard, isso significa que provavelmente há água por lá.


Endereço da página: