Folha de S. Paulo


Ossos achados na Espanha revelam novo dinossauro

Paleontólogos descobriram na Espanha a ossada de uma espécie até hoje desconhecida de dinossauros, que tem a espinha dorsal saliente na forma de uma vela, revela estudo publicado nesta quarta-feira (16).

Chamado Morelladon Beltrani, o novo dinossauro pertence ao grupo dos 'iguanodons' e viveu na Península Ibérica há 125 milhões de anos, diz o estudo publicado na revista "PLoS ONE", da Public Library of Science, com sede na Califórnia, nos Estados Unidos.

Medindo cerca de seis metros de comprimento e 2,5 metros de altura, a criatura tinha um tamanho mediano em comparação com os dinossauros de seu tempo. Mas ele tinha uma característica marcante: uma coluna saliente que, coberto com pele, dava-lhe a aparência de estar usando um "véu" na parte traseira. Esta protuberância pode ser usada para regular sua temperatura corporal ou armazenar gordura, como as corcovas dos camelos.

Os ossos foram encontrados numa pedreira da argila vermelha incluindo vários ossos das costas e da pelve; além de 14 dentes –dentre os quais apenas um ficou inteiramente preservado. Eles foram descobertos no leste da Espanha, em uma região a sudoeste de Barcelona, onde muitas pedreiras estão instalados para a fabricação de telhas e os famosos azulejos espanhóis.

Seu nome é uma homenagem ao lugar de sua descoberta, Morella, incorporando a palavra grega para dente, "odon", assim como Victor Beltran, um dos antigos funcionários da pedreira Mas de la Parreta, "por seu empenho e cooperação na descoberta de diferentes locais de fósseis", escreveram os autores do estudo.

Esta descoberta ressalta a existência de um grupo "particularmente variado" de dinossauros de grande e médio tamanho que viveram no leste da Península Ibérica há cerca de 125 milhões de anos, segundo os autores.


Endereço da página: