Folha de S. Paulo


Novo museu oceanográfico em SC expõe ossos de baleias e golfinhos

A maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil será exposta ao público na inauguração do Museu Oceanográfico Univali –que promete ser um dos maiores do mundo– no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na próxima segunda-feira (14).

Esqueletos completos de baleias, golfinhos, focas, leões e lobos marinhos poderão ser vistos por quem visitar a exposição.

Além dos mamíferos, as maiores coleções da América Latina de conchas e tartarugas marinhas fazem parte do acervo, ao lado de tubarões, raias e lulas-gigantes.

No total, são 200 mil peças. "É um acervo muito rico. Temos as maiores e mais raras conchas do mundo, além de exemplares raros invertebrados, peixes e mamíferos", afirma Jules Soto, curador geral do museu.

O pesquisador João Luiz Baptista de Carvalho, da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), é um dos entusiastas do projeto. "Decidimos fazer algo que impressione. O objetivo é despertar, principalmente em crianças, o interesse pelo oceano e pela vida marinha."

Os ingressos custam R$ 20,00; sendo vendida meia-entrada a estudantes, colaboradores da Univali e pessoas com mais de 60 anos. Excursões escolares com mais de 15 pessoas têm direito a ingresso individual no valor de R$ 5,00.

Segundo Carvalho, parte da verba arrecadada com os ingressos será convertida para pesquisas na área.


Endereço da página:

Links no texto: