Folha de S. Paulo


Mensageiro Sideral

Astronomia: O décimo-terceiro signo

Crônicas do Horóscopo: Ofiúco, as constelações zodiacais e o décimo-terceiro signo.

OFIÚCO
Se você nasceu entre o fim de novembro e meados de dezembro, e quiser fazer uma graça quando perguntarem de que signo você é, diga que é de Ofiúco. Pois é, os astrólogos não costumam comentar, mas existem 13 - e não 12 - constelações no zodíaco, a faixa celeste por onde o Sol e os planetas trafegam. Neste exato momento, o Sol está em Ofiúco.

VELHA NOVIDADE
Localizada entre Escorpião e Sagitário, essa constelação representa o deus grego da medicina, e as primeiras referências a ela remontam ao século 4 a.C. Antes disso, os mesopotâmios, de quem herdamos a astrologia ocidental, tinham outra constelação no lugar.

A SEQUÊNCIA
No dia 18 deste mês, o Sol deixa Ofiúco e avança para Sagitário, onde ficará até 20 de janeiro. Mas peraí. Esse período não corresponde mais ou menos ao signo de Capricórnio? Então, isso era verdade há uns 2.500 anos, mas hoje não mais. Culpa da precessão dos equinócios.

QUÊ?
O nome é feio, mas o fenômeno é simples. Você já viu um pião? Ele começa rodando bonito, perpendicular ao chão. Com o tempo, a direção do eixo de rotação se inclina e começa a oscilar, formando ela mesma um círculo por sobre o pião. Pois o eixo de rotação da Terra faz a mesma coisa, fechando um ciclo a cada 25.800 anos.

O CÉU QUE SE MOVE
Essa variação do eixo com relação ao fundo estelar faz com que a posição do Sol sobre as constelações flutue. Por isso, 2.500 anos depois que a astrologia fixou os signos, eles já não estão mais lá na data certa.

OS ASTROS NÃO MENTEM JAMAIS
Para remendar, os astrólogos criaram a ideia de "eras". Os signos permanecem "errados", sem corresponder com o céu, mas, conforme o Sol no primeiro dia do outono troca de constelação, muda a era. A essa altura, estamos na era de Peixes, indo para a de Aquário. Mas e a era de Ofiúco?

Você sabia que na verdade o horóscopo deveria ter 13 signos?


A coluna "Astronomia" é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.


Endereço da página: