Folha de S. Paulo


Superlua com eclipse lunar enfeita o céu de domingo; envie sua foto

Neste domingo, teremos um eclipse total da Lua visível em todo o Brasil.

Envie para a Folha suas fotos do fenômeno. Ao fazer o compartilhamento, utilize a hashtag #folhadespaulo e informe seu nome e o local onde está. Ou, se preferir, mande pelo WhatsApp do jornal: (11) 99490-1649.

As imagens enviadas poderão ser exibidas em quaisquer plataformas da Folha, digital ou impressa. Os participantes autorizam a Folha a reproduzir as imagens enviadas em qualquer plataforma e a utilizar seus nomes nos créditos

O ECLIPSE

O momento do eclipse –quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural– será quase concomitante ao perigeu lunar, ou seja, o momento em que a Lua está mais perto da Terra. Nosso satélite natural orbita ao redor do planeta numa órbita que não é exatamente circular, mas ligeiramente oval. Por isso, há essa variação de distância.

Pedro Ladeira/Folhapress
Superlua é vista da Praça dos Três Poderes, em Brasília; fenômeno aparece em todo o país
Superlua é vista da Praça dos Três Poderes, em Brasília; fenômeno aparece em todo o país

O fenômeno começa às 21h11 de domingo (pelo horário de Brasília), quando a Lua começa a avançar sob a penumbra da Terra. Essa etapa é menos perceptível, porque apenas parte da luz solar é bloqueada e a redução de brilho lunar é muito sutil.

O espetáculo mesmo acontece a partir das 22h07, quando começa a fase umbral, e a sombra da Terra começa a escurecer gradualmente a Lua. O fenômeno poderá ser visto a olho nu, se o céu não estiver encoberto.

A totalidade é atingida às 23h11, quando a Lua ganha uma cor avermelhada. Isso se dá porque a única luz solar que vai até ela é a que atravessou as bordas da atmosfera terrestre antes de chegar lá.

A fase de totalidade do eclipse lunar termina à 0h23 de segunda-feira, e aí temos um replay em ordem inversa do que vimos no início do eclipse. Depois de 1h27, estaremos já na fase penumbral novamente, pouco perceptível.

Infográfico: Eclipse da Superlua


Endereço da página:

Links no texto: