Folha de S. Paulo


Ferroada no pênis e 'frangossauro' são destaques do prêmio Ig Nobel 2015

Charles Krupa/AP
Michael Smith (esq) recebe 'troféu' do Ig Nobel de Dudley Herschbach, Nobel de química de 1986, por estudo de dor de picadas de abelha
Michael Smith (esq.) recebe 'troféu' de Dudley Herschbach, Nobel de química, por estudo com abelha

Encaixar próteses de caudas de dinossauros em galinhas, estudar a possibilidade de cuidar de 888 crianças e descobrir quais pontos são os mais doloridos para uma abelha picar estão entre os estudos vencederes da edição deste ano do prêmio Ig Nobel.

Os prêmios, paródias do prêmio Nobel original, são dados todos os anos para os resultados mais inusuais ou triviais obtidos por uma pesquisa científica.

Dos vencedores deste ano, nenhum era mais merecedor que o aluno de doutorado Michael Smith, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, que testou os níveis de dor após ferroadas de abelha em 25 regiões de seu corpo. Os três mais doloridos foram na narina, no lábio superior e no pênis.

Em artigo na revista científica "PeerJ", Smith disse: "Para a maior parte das regiões, a profundidade da ferroada pode ser importante, porque a pele é muito pouco espessa nos genitais, e também na face. As ferroadas na narina foram especialmente violentas, e imediatamente induziram espirros, lacrimejamento e um grande fluxo de muco."

'GALINHASSAUROS'

O estudo com galinhas foi conduzido para investigar a ideia de que pássaros realmente seriam os remanescentes dos dinossauros que conseguiram evitar ser extintos por um impacto de um meteoro a 65 milhões de anos atrás.

Cientistas liderados por Bruno Grossi, da Universidade do Chile em Santiago, conectaram caudas artificiais a galinhas e observaram que os pássaros começaram a adoar uma postura de dinossauros terópodes –como os tiranossauros e seus parentes.

O centro de gravidade das galinhas mudou e os pássaros adotaram um jeitão de de andar e de mexer o quadril como um dinossauro faria.

"A adição de uma cauda artificial pode produzir mudanças posturais e de locomoção em galinhas, consistente com aquilo que a cinemática [estudo do movimento] infere de dinossauros não-voadores", escreveram os autores na revista "PlosONE".

888 FRALDAS

Ainda entre os vencedores estão os autores do estudo intitulado "O Caso de Mulay Ismael - Verdade ou Mito?". Mulay Ismael, conhecido como Moulay, o Sedento por Sangue reinou como imperador do Marrocos entre 1672 e 1727. Assim como sede por sangue, ele tinha outros apetites, ao que tudo indica –teria tido nada menos que 888 filhos.

Os antropólogos Elisabeth Oberzaucher e Karl Gramme, da Universidade de Viena, desenvolveram um programa de computador para testar se tal feito de paternidade seria possível. Cálculos foram feitos tentando estimar quantas cópulas por dia seriam necessárias para produzir o sucesso reprodutivo, tanto com um "banco de parceiras" irrestrito quanto com um harém pessoal.

Os "troféus" foram entregues na noite desta quinta (17) na Universidade Harvard.


Endereço da página: