Folha de S. Paulo


Ovelha power: carneiro se perde e fica anos sem tosa na Austrália

Efe
Carneiro estranho foi encontrado passeando na região de Camberra, a capital da Austrália
Carneiro estranho foi encontrado passeando na região de Camberra, a capital da Austrália

Um carneiro muito estranho foi encontrado passeando na região de Camberra, a capital da Austrália.

O bicho se perdeu de alguma fazenda da região há muitos anos e misteriosamente se virou sozinho na natureza nesse período, comendo mato por aí. Como não foi tosado, sua lã está agora várias vezes maior do que o normal, o que não é bom para a saúde. A tosa rendeu 40 kg de lã, segundo a BBC.

Os veterinários que atenderam o carneiro disseram nunca ter visto algo assim. Ele provavelmente se desacostumou com humanos, porque estava bastante arisco. Cinco funcionários da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), entidade de proteção dos animais, tiveram de se mobilizar para resgatar e carregar a "ovelha macho".

"É definitivamente um dos maiores carneiros que já vimos", disse Tammy Ven Dange, diretora da RSPCA. "Ele fica bastante estressado com a presença humana". Isso mostra que, embora não seja possível saber quanto tempo o carneiro ficou perdido –até agora ninguém apareceu se apresentando como o seu dono–, é provavelmente que o animal tenha passado muitos anos sem contato com ninguém.

O perigo de uma ovelha acumular tanta lã é que ela se torna uma espécie de paraíso para parasitas, além de ficar mais vulnerável a infecções –a ovelha fica, enfim, menos higiênica. Nas palavras de Ven Dange, fica difícil para o bicho ir adequadamente "ao banheiro" sem acumular sujeira. "Muita coisa pode dar errado, precisamos tosá-lo o quanto antes."

Em função da cabeleira abundante da ovelha, a RSPCA decidiu chamar o campeão australiano de tosa –sim, existe isso–, Ian Elkins, tetracampeão nacional, para dar um jeito. "Será um dos maiores desafios que já enfrentei", disse ele à BBC.

BBC
Tosa de carneiro desgarrado na Austrália tira 40 kg de lã e bate recorde
Carneiro australiano antes e depois da tosa; corte rendeu 40 kg de lã

Algo parecido ocorreu em 2004, quando uma outra ovelha, desta vez na Nova Zelândia, ficou seis anos perdida do seu rebanho. A tosa virou um evento nacional, passou ao vivo na TV e rendeu 27 quilos de lã.

O caso é interessante porque mostra o poder da seleção artificial: ao longo das gerações, o homem favoreceu tanto o desenvolvimento de certas características nos bichos domésticos –dar muita lã, produzir muito leite, ficar "carnudo" ou excessivamente dócil– que esses animais sofrem ou até morrem sem a intervenção humana.

A ovelha que fica excessivamente peluda, a vaca que sofre com a falta de ordenha ou a ingênua e apetitosa galinha, não exatamente o bicho mais capaz de se proteger ou fugir de predadores naturais, são exemplo disso.


Endereço da página: