Folha de S. Paulo


Veja imagem da Terra feita a mais de um milhão de quilômetros

A Nasa divulgou nesta segunda (20), uma foto do Planeta Terra que já é candidata a entrar no álbum das melhores fotos do planeta já feitas.

A fotografia foi tirada a mais de 1,5 milhão de quilômetros de distância pelo satélite DSCOVR (Deep Space Climate Observatory, ou Observatório Climático do Espaço Profundo), que foi lançado para o espaço em fevereiro deste ano. Desde então o satélite orbita o Sol.

Nasa
Foto da Terra tirada a mais de um milhão de km pelo satélite DSCOVR
Foto da Terra tirada a mais de um milhão de quilômetros pelo satélite DSCOVR, da Nasa e Noaa

A imagem, feita no dia 6 de julho, pode ser classificada como 'épica' porque foi tirada pelo instrumento chamado Earth Polychromatic Imaging Camera (Epic), projetado especialmente para tirar fotos do planeta Terra.

A missão é coordenada pelas equipes da Noaa e Nasa, agências americanas para atmosfera e oceanos, e espacial, respectivamente.

A imagens em alta resolução serão tiradas a cada 24 horas, aproximadamente e servirão para monitorar a atmosfera, altura de nuvens e cobertura vegetal, por exemplo. Segundo a Nasa, a ideia é usar essas imagens para estudos científicos.

Veja aqui a foto em alta resolução, no site da missão.

O astronauta americano Scott Kelly, que foi enviado para uma missão de um ano na Estação Espacial Internacional, também divulga em sua conta no Twitter, quase diariamente, fotos da Terra –tiradas da Estação. Veja algumas:

Infográfico: Primeiras aproximações - Credito: Filipe Rocha e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: