Folha de S. Paulo


Novo dinossauro ganha apelido de 'poodle fofinho e penoso do inferno'

Reuters
Reconstrução artística do recém-descoberto dinossauro chinês _Zhenyuanlong suni_
Reconstrução artística do recém-descoberto dinossauro chinês Zhenyuanlong suni

A China, além de ter se tornado uma superpotência econômica, também vem dando seus pulos na área da paleontologia. Desta vez cientistas encontraram no nordeste do país um fóssil quase completo de um dinossauro com penas e asas como as de um pássaro (embora duvidem que a bizarra criatura possa voar).

Os cientistas disseram que o bicho teria 1,8 m de comprimento, além de ser carnívoro e um rápido corredor.

O maior dinossauro com asas até então conhecido viveu 125 milhões de anos atrás, no período Cretáceo. Levando em consideração a boca cheia de dentes afiados (e sua estranheza como um todo), o paleontologista da universidade de Edimburgo apelidou o dinossauro de "fluffy feathered poodle from hell", algo como "poodle fofinho e penoso do inferno".

O nome oficial do dinossauro é Zhenyuanlong suni e ele é parente do velociraptor, que por sua vez é candidato a ancestral das aves modernas.

Junchang Lu/University of Edinburgh
Fóssil encontrado pelos pesquisadores, extremamente bem preservado para padrões paleontológicos
Fóssil encontrado pelos pesquisadores, extremamente bem preservado para padrões paleontológicos

"O Zhenyuanlong era muito parecido com um pássaro", disse Brusatte, que trabalho junto com o paleontólogo chinês Junchang Lü. "Você não pensaria [só olhando para o fóssil] que é algo diferente de um peru ou de um frango crescido".

Já pela forma das asas, seria mais parecido com um uma ave de rapina, como uma águia. Analisando as asas separadamente, dá até a impressão de que o novo dinossauro poderia voar, mas na realidade, considerando o corpo, provavelmente ele no máximo planava por alguns instantes.

Ainda mais provável, a penugem poderia servir para fins de acasalamento ou mesmo espantar rivais.

A pesquisa foi publicada na revista científica "Scientific Reports"


Endereço da página: