Folha de S. Paulo


Nasa divulgas novas imagens com detalhes de Plutão e seus satélites

A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou nesta quarta (15) novas imagens daquele que já foi considerado o último planeta do Sistema Solar : Plutão.

Nesta terça (14), a sonda New Horizons, teve sua aproximação máxima com o planeta-anão e aproveitou para fazer as melhores imagens a que já tivemos acesso do astro. Agora, a Nasa divulgou pelo Twitter um vídeo mostrando detalhes da geografia plutoniana:

Vídeo da Nasa

Existem montanhas de formação recente que chegam a 3.500 m de altitude. A idade delas é considerada recente –100 milhões de anos–, o que sugeriria que Plutão ainda apresenta atividade geológica, diz Jeff Moore, do time de imageamento geológico e geofísico do projeto.

"É uma das superfícies mais recentes que já vimos no Sistema Solar."

A imagem mais aproximada foi tirada quando a sonda estava passando a 77 mil quilômetros de Plutão. E é possível ver estruturas que tenham dimensões perto de 1 km.

Uma das luas de Plutão, Caronte, também foi estudada –a 466 mil quilômetros de distância. Mesmo assim foi possível ver abismos, fendas e fraturas na crosta. O terreno complexo do satélite surpreendeu os cientistas.

Reuters
Foto com mais detalhes de Caronte, a maior lua de Plutão
Foto com mais detalhes de Caronte, a maior lua de Plutão

Nesse caso, a resolução permite definir pontos que tenham a partir de 5 km de distância –a imagem foi compactada para transmissão.

Um pacote de imagens em alta resolução, além de outros dados serão baixados ao longo dos próximos meses.


Endereço da página:

Links no texto: