Folha de S. Paulo


Estudo sobre aceitação de casamento gay é 'despublicado'

Uma revista científica de prestígio retirou nesta quinta (28) um estudo que foi bastante divulgado e que reportava que as atitudes em relação a casamentos de pessoas do mesmo sexo poderiam ser alteradas por uma breve conversa cara a cara com as pessoas engajadas no tema.

O estudo foi publicado na revista "Science" em dezembro e foi questionado neste mês, quando dois estudantes de pós-graduação que tentaram reproduzir o trabalho acharam evidências de que os dados tinham sido mal-interpretados.

O autor sênior do artigo, Donald P. Green, um importante cientista político na Universidade de Columbia, pediu para o estudo ser retirado da "Science" na última semana, após o co-autor Michael J. LaCour, pós-graduando em ciência política, negar-se a apresentar os dados brutos em que se baseou para chegar às conclusões propostas.

Lacour não concordou com a retratação, disse a revista.

Questionamentos a respeito dos dados foram feitos pelo Retraction Watch, blog que cobre pesquisa científica.

Os editores da "Science" citaram três razões para a retratação. Eles disseram que os incentivos para participar da pesquisa foram sub-representados, que os patrocinadores tinham sido falsamente identificados e que os autores não conseguiram gerar os dados originais, necessários para resolver as questões acerca da pesquisa.

Em uma carta à revista científica na última semana, enviada por seu advogado, LaCour reconheceu que ele não tinha pago os participantes do estudo como ele havia alegado e disse também que ele apagou os dados brutos meses atrás, de acordo com Marcia McNutt, editora-chefe da "Science".

Em e-mail ao jornal "The New York Times", LaCour disse que iria providenciar uma "resposta definitiva" até o final desta semana.

Os estudantes que identificaram possíveis problemas com a pesquisa, Joshua Kalla e David Broockman, na época na Universidade da Califórnia em Berkeley, tinham tentado conduzir sua própria versão do estudo original.

Eles pediram a pesquisadores com interesse pessoal no controverso tema de direito dos gays para tentar influenciar a opinião das pessoas. Mas não foi obtido o mesmo nível de cooptação que LaCour havia reportado.

Kalla então contatou a empresa de pesquisa que LaCour disse ter contratado para ajudar a conduzir a pesquisa, e a empresa disse que nunca tinha ouvido falar do projeto. Os estudantes acharam outras anomalias estatísticas no estudo, e no dia seguinte contataram o professor Green, que já havia dado aulas para eles.

Green então contatou o orientador de LaCour na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), que confrontou LaCour a respeito dos dados brutos em que o estudo havia sido baseado. Após ver que LaCour não fornecera os dados, Green escreveu à revista pedindo a retratação.


Endereço da página: