Folha de S. Paulo


Foguete de fabricante de espaçonaves SpaceX é lançado; pouso falha, porém

A fabricante de veículos espaciais SpaceX anunciou nesta terça-feira que lançou um foguete chamado Falcon 9 que transporta uma espaçonave não tripulada chamada Dragon. O lançamento aconteceu de Cabo Canaveral, na Flórida. A espaçonave segue rumo a Estação Espacial Internacional.

O lançamento foi um sucesso, mas a tentativa de pousar o foguete em uma plataforma no oceano não foi bem sucedida.

No Twitter, o fundador da SpaceX deu a notícia de que a subida tinha ocorrido bem e que a espaçonave Dragon está a caminho da Estação Espacial Internacional. Mas o foguete Falcon 9 não tinha conseguido aterrizar com sucesso numa plataforma no oceano.

Mais tarde, ele esclareceu que o foguete chegou a aterrissar, mas depois tombou, devido ao excesso de velocidade lateral.

Normalmente, foguetes como o Falcon não aterrissam, mas a SpaceX procura desenvolver foguetes capazes de serem reutilizados, cortando custos.

O principal objetivo do lançamento desta terça-feira foi levar à Estação Espacial Internacional mais de 1.950 kg de comida, roupas, equipamentos –incluindo uma máquina de café italiana– e experimentos científicos.

A espaçonave será enviada de volta para a Terra, carregando mais de 1300 kg de experimentos científicos, lixo e outras coisas.

Veja o vídeo da falha no pouso divulgado pela SpaceX na internet:

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: